terça-feira, 31 de março de 2009

Peixe de 419 mi de anos traz novas pistas sobre evolução

O fóssil de um peixe ósseo que viveu há 419 milhões de anos no sul da China, o Guiyu oneiros, contribui para completar o quebra-cabeças da evolução dos animais vertebrados com mandíbula, entre eles o ser humano.

Uma equipe de cientistas do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Pequim, dirigido por Min Zhu, é a responsável por essa descoberta, publicada nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.

Dentro dos peixes ósseos, estão os de aleta radial (Actinopterygii, como os esturjões) e os de aleta lobulada (Sarcopterygii, como os celacantos). Os peixes de aleta lobulada e os tetrápodes evoluíram a partir de um mesmo grupo de ancestrais à margem dos Actinopterygii.

O fóssil descoberto na China, muito bem conservado, apresenta uma mistura de traços dos peixes de aleta radial (mais primitivos) e dos peixes com aleta lobulada (mais evoluídos).

Os cientistas explicam que, ao ter traços dos dois tipos de peixes ósseos, o Guiyu oneiros é uma peça intermediária de sua evolução, que indica que a divisão de peixes de aleta lobulada e de aleta radial, antes do surgimento dos tetrápodes, aconteceu antes do previsto, há pelo menos 419 milhões de anos.

Esta descoberta é uma prova de que os vertebrados com mandíbula têm uma "longa história", afirmam.

Fonte: EFE

segunda-feira, 30 de março de 2009

Cães e gatos são proibidos de ir à praia em Santos, no litoral paulista

SÃO PAULO - Os bichos de estimação não podem mais andar na areia das praias de Santos, no litoral paulista. Uma lei aprovada esta semana na cidade obriga os donos a passear com os animais no colo. Cães e gatos estão proibidos de circular na faixa de areia por causa da preocupação com a saúde dos moradores e turistas que visitam a cidade.

- No caso dos animais fazerem suas necessidades na areia, você cria a possibilidade de transmissão de doenças para seres humanos e para outros animais - afirma Rita Caramez, coordenadora de Proteção à Vida Animal.

A fiscalização é feita pelos guardas municipais. Quando o animal é encontrado solto na areia, eles pedem para que o dono retire o cão ou o gato da praia. No caso de insistência, o bicho é levado para o Centro de Zoonoses e o responsável terá de pagar uma taxa de R$ 50 para pegá-lo de volta. O dono tem dez dias para retirar o animal que for levado para o Centro de Zoonoses. Depois desse prazo, os bichinhos são encaminhados para a adoção.

No calçadão, o passeio continua permitido desde que os donos recolham as fezes dos animais.

Fonte: O Globo

domingo, 29 de março de 2009

Aranha gigante é flagrada com pássaro em sua teia

Uma aranha gigante surpreendeu biólogos aos ser flagrada capturando um pássaro na Austrália.

Imagens divulgadas pelo jornal "Daily Telegraph" mostram a aranha com suas longas pernas tentando segurar um pássaro, já morto, preso em sua teia.

A cena foi registrada no jardim de uma casa em Atheron, perto de Queensland.

O aracnídeo é uma golden silk orb-weaver, segundo Joel Shakespeare, do Australian Reptile Park.

"Normalmente, elas pegam grandes insetos. É raro vê-las comendo pássaros", afirmou o especialista, citado pelo jornal.

Segundo ele, a aranha provavelmente não comerá a ave inteira --que deve ter se enroscado na teia, bastante resistente.

Fonte: Folha Online

sábado, 28 de março de 2009

Cientistas encontram 54 novas espécies em Papua Nova Guiné

Um sapo verde brilhante com grandes olhos negros além de aranhas e uma lagartixa estão entre as 50 novas espécies de animais encontradas pelos cientistas nas montanhas remotas de Papua Nova Guiné. As descobertas foram anunciadas nesta quarta-feira por uma entidade de conservação que passou vários meses analisando mais de 600 espécies animais. As informações são da Associated Press.

O grupo encontrou os animais em expedições na ilha do Pacífico Sul entre julho e agosto do ano passado.

Dentre as descobertas, 50 espécies de aranhas, três sapos e uma lagartixa aparentemente nunca tinham sido registrados em nenhum tipo de literatura cientifica, informou o grupo.

Fonte: Terra Notícias

sexta-feira, 27 de março de 2009

Primata raro nasce em zoo da Austrália

Especialistas do Hospital da Vida Selvagem do Zoológico Taronga, na Austrália, mostram através da janela de um berçário um filhote Langur Grancois (Trachypithecus francoisi), espécie de primata ameaçado de extinção. O bebê foi batizado de “Elke”. Estima-se que apenas 1.000 exemplares habitem a região nordeste do Vietnã. (Foto: Torsten Blackwood/AFP Photo)

Fonte: G1

quinta-feira, 26 de março de 2009

Castração gratuita de cães e gatos. Aproveite.

A Prefeitura da cidade de São Paulo lançou campanha gratuita de castração de cães e gatos que vivem em todas as regiões do município.

O prefeito destinou R$ 2 milhões para a campanha em 2009 e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) espera castrar 4 mil cães e gatos (machos e fêmeas) por mês.

O veterinário do CCZ, José Bráulio de Oliveira Gomes, explicou como funciona a campanha. É simples:

* todos os cães e gatos (machos e fêmeas) com mais de dois meses de idade podem ser castrados

* a inscrição deve ser feita na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo, na Rua Santa Eulália, 86, no bairro de Santana.

Não é preciso levar o animal para a inscrição.

* A inscrição e a castração são gratuitas.

* Na inscrição, o CCZ vai agendar a operação do animal para uma clínica particular conveniada que estará perto do bairro onde o dono do animal mora.

* O dono do animal deve levar para a inscrição carteira de identidade, número do CPF e comprovante de residência na cidade.

* É exigido atestado de vacinação do animal contra a raiva. Não esqueça.

* Os donos podem inscrever no programa de castração até 10 animais.

Não perca esta oportunidade gratuita.

Um serviço da Prefeitura essencial para controlar a população de cães e gatos na cidade. E evitar ninhadas indesejadas, que são motivo de abandono de filhotes em São Paulo. A castração traz muitos benefícios.

Indique para os vizinhos, os amigos, porque a divulgação cabe a todos que amam os animais. A cirurgia é feita em um único dia e não precisa internar no animal na clínica.

Maiores informações:

(11) 2221-7645 - PLANTÃO 24h - todos os dias da semana

Rua Santa Eulália, 86 - Santana/SP
Telefone 11 2224-5546 / Fax: 11 2251-2249
e-mail: zoonoses@prefeitura.sp.gov.br

De Segunda à sexta-feira - das 8h às 17h:
11 2221-0286 - Subgerência de Controle Animal
11 2221-0449 - Informação
11 2251-2521 - Setor de Controle de Vacinação
11 2251-2666/2251-2249 - Laboratório de Zoonoses
11 2221-9823 - Gerência do Centro de Controle de Zoonoses

(Obrigada, Vera Taubert)