No parque natural da Ilha Górgona vive o anole azul, Anolis gorgonae, que é, pelo menos do que se conhece, o único lagarto verdadeiramente todo azul.
Este réptil, que para muitos é um verdadeiro acidente da natureza, é endémico desta ilha colombiana e pode estar a desaparecer. Os motivos deste acontecimento não são totalmente conhecidos, mas foram já enviados investigadores para o terreno para tentar perceber o que se está a passar e tentar inverter a situação.
Nesta ilha funcionou, durante mais de trinta anos, uma prisão de segurança máxima que foi encerrada em meados dos anos oitenta. Nessa altura, o desmatamento e a captura de animais fizeram-se sem qualquer regra, factores esses que deverão ter criado desequilíbrios no ecossistema que nunca foram ultrapassados, o que constitui um dos motivos apontados para o desaparecimento progressivo da espécie.
Estes animais são muito esquivos, o que torna ainda o trabalho mais complicado para os investigadores. Normalmente, vivem no topo das árvores e só as fêmeas é que se deslocam até ao chão para pôr ovos, pelo que não foi possível até agora fazer um recenseamento fiável desta população de anole azul.
Outro dos problemas que parece estar a afectar estes animais é o comportamento dos turistas que todos os dias desembarcam nas ilhas, transportando consigo espécies invasoras e provocando ainda maiores desequilíbrios neste frágil ecossistema.
Aparentemente, outras espécies estão a conseguir adaptar-se melhor a estes acontecimentos e o seu desenvolvimento é próspero em termos numéricos, o que não acontece com os lagartos azuis.
Fonte: PlugPet News
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Lagarto azul à beira da extinção
Postado por Rodrigo às 02:39
Marcadores: Em Extinção
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Este Lagarto é muito bonito, infelizmente o estar em extinção é culpa do Homem
Postar um comentário