sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Maus tratos de animais - Emissoras de TV renomadas reportam criações de animais com diferentes enfoques

As emissoras REDE GLOBO e SBT mostraram visões diferentes de como se tratar os animais, em parte dos programas emitidos em seus horários pela tarde, neste domingo*. Gostaríamos que os leitores soubessem que não estamos fazendo propaganda ou defendendo nenhuma emissora em especifico, no entanto são inadmissíveis tais atos com animais.

A emissora REDE GLOBO, através do programa “Domingão do Faustão” enfocou a criação de gatos, suas variedades, cores, raças e o comportamento desses animais em relação ao ser humano. Contando com a participação de profissionais diversos, inclusive profissionais que estudam esses animais e que se dedicam à arte de como cria-los. Foi também relatada a interação do homem x animal, em que desmistificaram alguns mitos e inverdades, como o risco a Toxoplasmose e Verminoses. Inclusive, fora mostrado uma tigressa de 8 anos de idade, extremamente dócil. Isso acontece quando os animais, de forma geral são tratados de maneira correta, considerando o bem estar animal.

No mesmo horário, a emissora SBT, através do Programa “Domingo Legal” transmitiu em um dos blocos deste programa a reportagem “As aventuras de David e Andréia na criação de Avestruz”. Nessa reportagem os atores estavam visitando uma criação de avestruzes; O que poderia ser algo instrutivo e proveitoso para a população brasileira, mesmo sendo com humor o que parece ser objetivo de tal programa, infelizmente o fora na verdade de uma forma totalmente inadequada. Esse fato ocorreu devido à forma com que os animais foram manejados. Para nós, da área de criação animal, ver maus tratos, como puxar os animais pelo rabo, deixá-los em situação de estresse e de forma que não possam se defender, é no mínimo um ato desumano. Além do mais, debochar da situação dos pobres bichinhos!

Em rede publica, tais programas deveriam ao contrário fazer sua parte no sentido de ensinar e mostrar atos corretos aos cidadãos brasileiros e não o que normalmente vem acontecendo.

Algumas sugestões seriam demonstrar a “Educação Ambiental” e formas de “Bem-estar-animal” com informações sobre criação de animais silvestres e exóticos legalizados, sobre o tráfico ilegal da animais da fauna brasileira, biopirataria, incentivo a pesquisas… Pois enquanto o homem não aprender a Amar e Respeitar os seus semelhantes como a si Próprio estaremos apenas engatinhando com relação à Preservação e Conservação da Flora e Fauna.

Por: Délcio César Cordeiro Rocha e Márcia Vitória Santos

Fonte: PlugPet News

* (2 de dezembro de 2007, a notícia é do mês passado mas acho importante divulgar)

"Para mim, ambos os programas são uma bela bosta."

Nenhum comentário: