Um grupo de investigadores australianos, pertencentes ao Museu do Território do Norte, descobriu, na zona do seu campo de acção, treze novas espécies de répteis e outros dez, que sendo já conhecidos nas ilhas da região, não estavam descritos como existindo na Austrália.
Neste caso, todos os animais descobertos são lagartos, e alguns só se podem encontrar, pelo menos que se saiba, em áreas muito reduzidas, como no caso de um dos lagartos agora descobertos, cuja existência parece estar limitada ao Monte Borradaile, em Arnhem Land.
O território australiano sempre foi muito fértil no aparecimento de novas espécies, principalmente de répteis, já que o tipo de ecossistema é muito favorável a estes animais. Neste caso, a surpresa maior prende-se com o facto de estes animais terem sobrevivido à invasão de sapos-cururu, que literalmente varreu todo o território do Norte Australiano. A explicação para este facto parece ser a forma comunitária como muitos destes animais vivem, alguns nos troncos das árvores, outros debaixo de muros ou afloramentos rochosos naturais, onde os sapos não conseguem chegar.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Novas espécies descobertas na Austrália
Postado por Rodrigo às 02:09
Marcadores: Répteis e Anfíbios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá! Obrigada por teres visitado o nosso blog e deixado o convite no mail.Claro que podemos trocar noticias e links.Vou acrescentar o teu blog ao da Miss Cléo.
Cléo & Sandra
Postar um comentário