quarta-feira, 19 de março de 2008

Paul McCartney pede boicote à China

O ex-Beatle Paul McCartney pediu um boicote à compra de produtos chineses depois de ter visto um vídeo que mostra gatos e cachorros sendo submetidos a maus-tratos terríveis para extrair a pele dos animais.

McCartney prometeu nunca se apresentar na China depois de ter visto as imagens, gravadas secretamente em um mercado de peles na cidade de Cantão, no sul da China. O cantor também pediu um boicote à Olimpíada de 2008, que será realizada em Pequim.

O filme mostra os cães e gatos presos em pequenas jaulas de metal sendo atirados do alto de um ônibus de dois andares numa calçada. Todos são mortos e têm suas peles retiradas, e acredita-se que muitos ainda estejam vivos quando passam por este processo.

"Isso é uma barbárie. Horrível", disse o ex-Beatle. "Nem sonharia em ir lá para tocar, do mesmo jeito que não iria a um país que apoiasse o apartheid. Isso é nojento. É contra todas as regras da humanidade. Eu não poderia ir lá."

Defensores dos direitos dos animais estimam que mais de dois milhões de gatos e cachorros sejam mortos na China a cada ano para a extração da pele deles. Produtores chineses também criam animais como a marta e são responsáveis por mais da metade dos produtos de pele do mundo.

McCartney disse ainda: "Como a nação que vai sediar as Olimpíadas pode ser vista permitindo que animais sejam maltratados deste jeito?".


Protestos no Brasil

No dia 13 de fevereiro, Dia Internacional de protestos contra a indústria de peles chinesa, a população paulistana se organizou para manifestar a sua insatisfação com o tratamento dado aos animais na China. Também ocorreram movimentações no Rio de Janeiro e em outras trinta cidades do mundo.

Adaptado da BBC Brasil

Nenhum comentário: