terça-feira, 15 de abril de 2008

O que é a Toxoplasmose ou a doença do gato?

Trata-se de uma doença infecciosa causada pelo protozoário denominado Toxoplasma gondii, que compromete muitos vertebrados inclusive o homem. Como infecção, sem manifestação de doença, afeta amplamente a população e, por este motivo, tem caráter permanente. Como doença definida clínica e laboratorialmente, é mais rara, e só esporadicamente leva a epidemia. Manifesta-se com febre, ínguas, dores musculares e alterações do fígado e baço. Formas mais graves acontecem em pessoas com a imunidade reduzida.

O Toxoplasma (do grego toxo=arco e plasma=forma) foi primeiramente descrito pelo brasileiro Alfredo Splendore em 1908, que o encontrou em coelhos mortos, e por Nicolle e Manceaux, que o encontrou em roedores na Tunísia. Tem sido demonstrada sua presença na carne de porco, carneiro, boi e aves.

A toxoplasmose é uma ameaça à visão?


O comprometimento da visão ocorre com certa freqüência, no fundo do olho, nas camadas denominadas retina ou coróide. A visão pode ficar diminuída, turva, e caso a lesão atinja a mácula, pode causar perda da visão central. Muitas vezes os doentes apresentam queixas de pontos pretos, manchas escuras móveis ou fixas, que podem evoluir para comprometimento mais sério da visão, se não houver tratamento. Pode ocorrer catarata, glaucoma e, até, descolamento da retina. É comum que o médico oftalmologista detecte lesão cicatricial nunca percebida pelo paciente. Outros sintomas são dor e fotofobia, ou intolerância à luz.

Os perigos da Toxomoplasmose

A toxoplasmose pode ser adquirida pelo consumo de carne crua ou mal cozida, proveniente de animais infectados. É possível, ainda, que a contaminação possa acontecer pela ingestão de água, contendo formas infectantes em suspensão. É mais comum em regiões úmidas e quentes. Outra forma importante de infecção é durante a gestação, da mãe para o feto, mas somente quando a mãe adquire a toxoplasmose durante a gestação.

A doença não é transmitida de uma pessoa para outra.


Estudos mostram contaminação de 50% da população até 50 anos em algumas áreas, mas em determinadas comunidades, 50% das crianças até 10 anos apresentam-se contaminadas.

O gato é reconhecido como hospedeiro definitivo do Toxoplasma, pois em seu intestino, ocorre a reprodução do protozoário, ocorrendo a eliminação de oocistos pelas fezes. O hábito de enterrar parcialmente suas fezes, em local úmido, favorece a preservação dos oocistos, deixando-os ao alcance de moscas e outros veículos de transmissão.

*Informações fornecidas pelo médico oftalmologista Marcos Chaves Barbosa, da Clínica de Olhos de Laranjeiras do Sul

Fonte: PlugPet News

Nenhum comentário: