quarta-feira, 7 de maio de 2008

Acupuntura Veterinária

A acupuntura veterinária, embora muitos não saibam é, provavelmente tão antiga quanto à acupuntura feita em humanos. Foram encontrados relatos de três mil anos atrás sobre o uso dessa técnica em elefantes indianos e em eqüinos tratados com flechas para estimulá-los antes das batalhas. Apenas há algumas décadas a acupuntura veterinária vem sendo praticada aqui no Brasil, principalmente em animais de companhia e produção.


Acupuntura (acus = agulha e punctura = punção) é a estimulação de pontos específicos do corpo que, quando “ativados”, manipulam a energia do organismo restabelecendo, assim, seu equilíbrio. Existem vários métodos de estimulação dos pontos de acupuntura (acupontos). Entre eles o principal e mais conhecido é o agulhamento através de finas agulhas de aço inoxidável. Há também a acupressão (pressão do dedo na superfície corporal), moxabustão, luz intra-violeta ou infravermelha, aplicação de frio, ultrassom, aquapuntura (injeções de soluções como vitaminas, medicamentos), eletroacupuntura (passagem da corrente elétrica através do acuponto), laserpuntura, implante de ouro (muito usado em casos de displasias), indução magnética, sangria entre outros. Cada ponto possui uma ou mais funções quando puncionados e estes acupontos formam canais de energia chamados de Meridianos que interligam todo o organismo.

A técnica da Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que engloba também a Fitoterapia (compostos a base de plantas, substâncias minerais e animais), Moxabustão (aquecimento dos pontos através da queima de erva Artemísia vulgaris), massagem, exercícios respiratórios entre outras técnicas.

O tratamento através da MTC consiste em ter uma visão do corpo como um todo e não de um órgão ou de uma patologia isolada. Não cura o problema em si e sim, trata a sua base. O uso da Homeopatia e da Alopatia em conjunto com a MTC também é válido gerando bons resultados, porém devemos tomar cuidado com certos medicamentos para não diminuir o efeito da acupuntura.

Algumas patologias tratadas com Acupuntura:
- Paralisia e parestesias de membros
- Dores em geral
- Afecções músculo-esqueléticas (artroses, artrites, hérnias de disco, “bicos de papagaio”)
- Sistema nervoso (convulsões, derrames)
- Seqüelas de Cinomose
- Dermatites
- Doenças cardío-respiratórias
- Doenças reprodutivas
- Indução no trabalho de parto
- Doenças do Trato Gastrointestinal (vômitos, diarréia)
- Patologias do sistema urinário (cistite, insuficiência renal)
- Animais idosos, estressados

O número de sessões varia de acordo com o quadro clínico apresentado, com o tempo em que a patologia já está instalada, e é claro com a receptividade do animal. Geralmente são semanais podendo ser espaçadas de acordo com a evolução da doença. Os resultados podem aparecer em dias ou até em meses, mas em grande parte dos casos nota-se uma melhora já nas primeiras sessões. Os animais na sua maioria costumam reagir bem à acupuntura, alguns chegando até mesmo a dormir durante o tratamento.

Como vimos, a Acupuntura não é uma novidade como muitos pensam, é uma técnica que sobrevive a milênios gerando resultados cada vez mais surpreendentes.

Bibliografia:
1.Scognamillo-szabó MVR. Introdução à Acupuntura Veterinária (Apostila do Curso de Acupuntura para Médicos Veterinários). Campinas, 2005.
2. Scognamillo-szabó MVR, Angeli AL., Joaquim JGF., Gama ED., Luna SPL. Breve Histórico da Acupuntura Veterinária no Brasil e sua Prática no Esado de São Paulo. Medvep-Revista Científica de Medicina Veterinária. v.4, n.11, p.61-65, 2006.
2.TORRO, Carlos Augusto. Acupuntura Veterinária. Disponível em www.vidadecao.com.br/cao/acupun.htm. Acesso em 08 nov. 2006.

Dra. Priscilla Vilela Médica Veterinária

Nenhum comentário: