O dragão de Komodo é o maior dos lagartos que existem na terra. Ele habita somente na ilha de Komodo, na Indonésia - daí o seu nome. Este incrível gigante é um predador notável, já que por regra não mata instantaneamente sua presa. Ele morde, e a infecção causada pela sua mordedura vai acabar por matar o animal, ou mesmo o humano, ao fim de alguns dias.
Depois, quando cheira a carne podre - e o dragão consegue captar o cheiro até 7 km de distância - ele segue ao local para então fazer o seu banquete. Como a carne já está em adiantado estado de putrefacção, os dragões arrancam pedaços com a boca e com as enormes unhas que possuem. O que normalmente acontece é que vários dragões chegam à mesma presa e ao mesmo tempo, sendo então a refeição partilhada.
Predadores da própria espécie
Características: Um dragão de Komodo pode medir até 3 metros, pesar 120 kg e viver até 50 anos. Na reprodução, as fêmeas fazem buracos no chão, onde depositam entre 24 e 30 ovos, que eclodem cerca de 40 dias após a postura. Muitos dos dragões que nascem nunca vão atingir a idade adulta. Alguns morrem nas garras de outros predadores, outros são devorados por dragões da sua própria espécie. No entanto, estima-se que existam cerca de 5.000 indivíduos desta espécie, número que se tem mantido estável.
Fonte: PlugPet News
Nenhum comentário:
Postar um comentário