Quem tem um animal de estimação em casa ou faz planos para ter um talvez não saiba que o mercado de animais de estimação, incluindo rações, acessórios e outros itens, movimentou somente no ano passado mais de US$ 4 bilhões no Brasil. A paixão pelos bichos gerou crescimento de 12% na indústria e comércio de produtos voltados para pequenos animais em 2007. A estimativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (Anfal Pet) é de que já existam no País 31 milhões de cães e 15 milhões de gatos, números que colocam o Brasil como segundo maior mercado do mundo em número de animais de estimação.
A ascensão do segmento motivou o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Goiás a firmar com uma série de parceiros um pacto que dá início ao “Projeto Serviços Veterinários e Pet Shops”. Gestora do Sebrae, Giovana Antônia Cláudio, responsável pelo projeto, explica que a iniciativa tem como objetivo geral melhorar o gerenciamento e a lucratividade das empresas de Serviços de Saúde Veterinária e Pet Shops, respeitando critérios técnico-sanitários e zelando pelo bem-estar animal. Ela acrescenta que durante as oficinas de revisão do projeto foi constatado que entre as grandes dificuldades dos empresários do setor estão na ineficiência da gestão empresarial, na falta de qualificação da mão-de-obra e na desarticulação do setor, contemplados no foco estratégico do projeto.
Para atingir os objetivos, estão previstas ações de capacitação empresarial e da mão-de-obra, marketing e produção de material publicitário/educativo, ações que estimulem a posse responsável, compras conjuntas, participação em feiras, congressos e eventos, dentre outras. A parceria foi firmada na última quarta-feira, 9, por meio da assinatura do Acordo de Resultados com os parceiros do projeto. Entre os parceiros estão o Conselho de Medicina Veterinária (CRMV) de Goiás, os Centros de Controle de Zoonozes das cidades de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Faculdades Objetivo.
Os empresários poderão dar início à execução do projeto assim que o cronograma de ações for concluído. Os recursos para custear o projeto são do Sebrae Nacional e Estadual, das entidades parceiras e das empresas beneficiadas. Está previsto orçamento financeiro de R$ 1.320.000,00 para os anos de 2008, 2009 e 2010. Em alguns Estados brasileiros, como São Paulo, mais da metade das moradias têm pelo menos um cachorro de estimação, ou seja, os cães estão presentes em 52,5% das casas.
A gerente do Pet Shop Bicho e Mania, Márcia Vicente Filho, trabalha no segmento há cinco anos e afirma que a procura pelos bichos de estimação está sempre em alta. “O que chama a atenção é que quando o cliente gosta do animal não se importa tanto com os preços, que às vezes são altos”, diz. Ela comenta que grande parte dos compradores de cães, gatos e outros animais que vão ao estabelecimento também levam acessórios dos mais variados, sempre com o objetivo de garantir conforto e comodidade aos filhotes. Márcia compara a relação dos clientes que compram os pelos pequenos animais como a de pai para filho. “Parece que estão levando enxoval para um bebê recém-nascido”, completa.
A gerente explica que tem animais para todos os gostos e bolsos. Alguns, segundo ela, como o filhote do cão bull dog inglês, que custam mais de R$ 3 mil. Entre os animais mais procurados na loja está o cão da raça shitizu. Um filhote custa entre R$ 1 mil e R$ 1,8 mil e a são vendidos até 50 deles por mês. “O mercado de cães em Goiânia é muito grande, pois todos os que compram os filhotes voltam para levar rações, vacinas e acessórios periodicamente”, acrescenta. E a indústria do setor investe em criatividade para manter aquecidas as vendas. Já é possível encontrar nos pet shops produtos como protetor solar, roupas íntimas, chicletes e até chocolates para cães.
Renato Rodrigues
Fonte: Jornal Hoje Notícias
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Pet shops se transformam em negócio de R$ 4 bilhões
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