RIO - Uma das aves em maior risco de extinção de toda a Terra tem como único refúgio uma das áreas do estado do Rio de Janeiro mais ameaçadas por invasões e especulação imobiliária, informa a edição desta quarta-feira do jornal "O Globo". Conhecido como com-com ou formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), esse passarinho é a única ave exclusiva de restinga do Brasil. Ele vive nos cada vez menores bosques à beira-mar e é encontrado somente na faixa que vai de Saquarema ao início de Búzios, em especial na Restinga de Massambaba. (Foto abaixo)
Da preservação da Massambaba - a mais peculiar e rica das restingas do Sudeste - depende a sobrevivência da espécie. Dono de cores discretas - tons de negro (macho) e marrom (fêmea) - o com-com mede cerca de 12 cm. Uma criatura pequena com imensos problemas, destino incerto de quem disputa espaço com loteamentos, condomínios e banhistas em algumas das praias mais bonitas do estado.
O formigueiro-do-litoral foi descoberto só nos anos 90 e ainda se sabe muito pouco sobre ele. Sequer o tamanho exato da população é conhecido, mas qualquer redução fará diferença para uma espécie de habitat tão restrito.
Fonte: O Globo
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Restingas do Rio abrigam uma das aves mais ameaçadas do mundo
Postado por Rodrigo às 04:34
Marcadores: Em Extinção, Meio Ambiente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário