quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Tudo Sobre Agility

Se você pensa que o único esporte que pode praticar com seu cão é aquela caminhada no parque ou à beira da praia, ainda não conhece o agility.


O agility é uma das atividades mais agradáveis que você pode praticar com seu fiel companheiro. Baseado em provas hípicas, foi criado em 1978, na Inglaterra, vem sendo praticado em países da Europa e nos Estados Unidos por milhares de cães e seus donos.

No Brasil, a primeira competição aconteceu em 1997, apenas alguns anos após as primeiras demonstrações deste esporte.

O que é?

É, primeiramente, uma atividade realizada em dupla: o cão e seu proprietário. Consta de uma série de obstáculos (como túneis e passarelas) que devem ser superados pelo cão na seqüência determinada por seu condutor (o proprietário, na maioria das vezes). Um verdadeiro trabalho em equipe, já que bons resultados dependem de um perfeito entrosamento entre cão e homem.

As competições funcionam da seguinte forma: diante de percurso desconhecido, o cão segue os comandos de seu dono e passa por todos os obstáculos na seqüência, dentro do tempo máximo determinado pelo juiz da prova. Quanto menor o número de faltas ao longo do percurso, melhor a pontuação da dupla.

Por isso, é necessária toda atenção do cão e do dono. Se o cão vira a cabeça em direção ao dono, por exemplo, a dupla pode perder segundos preciosos, além de demonstrar falha na comunicação entre os dois. Os gestos do condutor devem ser sempre claros e precisos, podendo ser acompanhados de comandos verbais, mas nunca de recompensas (afagos ou petiscos). Durante a competição, o cão não pode portar coleira nem guia, até mesmo por uma questão de segurança.

Nenhum comentário: