Então o veterinário mandou você com seu animal de estimação (que não está muito bem) para casa, com um frasco de comprimidos e algumas instruções. E agora?
Não se preocupe. Dar comprimidos ao seu animal de estimação é apenas uma questão de prática e muita compreensão.
A seguir apresentamos algumas orientações práticas. Observe que os métodos são diferentes para cães e gatos.
Como dar um comprimido a um cão
1. Segure cuidadosamente o focinho por cima, colocando seu polegar de um lado e os outros dedos do outro lado do focinho. Segure e aperte com firmeza logo atrás dos caninos (as "presas"). A boca do cão deve abrir.
2. Com a mão livre segure o comprimido e ao mesmo tempo force o maxilar inferior para baixo. Com a boca do animal bem aberta, coloque o comprimido na parte mais posterior da língua, empurrando ainda um pouco mais com o seu dedo indicador.
3. Feche e segure o focinho com cuidado enquanto o seu cão engole. Para estimular, você pode passar a mão na parte inferior do pescoço, com movimentos para baixo.
Como dar um comprimido a um gato
1. Peça a alguém que segure as patas dianteiras e o peito do seu gato por trás, para que você esteja livre para fazer o resto, ou vice-versa. Se você tiver problemas, coloque uma toalha ou pano ao redor do seu gato.
2. Coloque a sua mão na parte de cima da cabeça do gato, evitando o maxilar inferior. Levante a cabeça até que o nariz do gato esteja apontando para o teto. Quando a boca abrir, use a sua outra mão para segurar o comprimido e force o maxilar inferior para baixo, empurrando o comprimido para a parte mais posterior da língua.
3. Feche a boca do seu gato, procurando ter certeza que você e o seu parceiro continuem segurando firme. Esfregue a ponta do nariz. Isso vai forçar o gato a lamber a ponta do seu próprio nariz, fazendo com que seja mais fácil engolir. Lembre de elogiar bastante o seu gato todas as vezes em que ele engolir um comprimido.
Apresentamos agora algumas dicas úteis para a administração de comprimidos a cães ou gatos:
- Os comprimidos revestidos são os melhores. Eles descem mais facilmente e não se dissolvem tão rapidamente, o que é importante se você tiver que fazer mais do que uma tentativa.
- Se você não conseguir fazer com que o comprimido seja engolido, tente disfarçá-lo em alguma coisa que o seu animal adora (exemplo, miolo de pão, pedaço de carne, sardinha e etc…). Mas verifique antes com o seu veterinário se isto pode ser feito, porque alguns medicamentos não devem ser administrados com alimentos.
- Cuidado com alguns medicamentos de uso humano. Alguns deles, como ibuprofen, aspirina ou acetaminofen, podem ser prejudiciais ou até mesmo fatais. Apenas o veterinário pode indicar que medicamento utilizar.
- Siga sempre as instruções do seu veterinário com relação à dose, mesmo que pareça que o seu animal de estimação está ficando melhor muito depressa. Se você interromper a medicação muito cedo pode haver o risco de o problema acontecer novamente, podendo reduzir a eficiência da medicação.
Fonte: Pfizer Saúde Animal
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Como dar comprimido ao seu animal de estimação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá amigo sumido, até que enfim apareceu, muito bom saber que vc está com bastante trabalho, e o novo membro da familia ?? eu sempre passo por aqui, e essa notícia me lembrou que tenho que dar os comprimidos para a turma aqui em casa, heheheehe
eu tinha esquecido...apareça sempre e bom trabalho...bjsss
Postar um comentário