terça-feira, 16 de setembro de 2008

Husky Siberiano

Origem: EUA

Porte: M

Função: Inicialmente desenvolvido para o trabalho de puxar trenós, hoje é uma das raças favoritas para companhia.

Personalidade: Extremamente leais ao dono, amigáveis e gentís transfomando-se em excelentes cães de companhia. Muito sociáveis, limpos e independentes. Adaptando-se rapidamente a qualquer tipo de trabalho, são inteligentes e alerta.

História: Nativo da Sibéria, o Husky Siberiano foi trazido ao Alaska em 1909. A raça foi desenvolvida pelos povos Chukchis, do norte da Ásia. A finalidade era um cão de tração muito resistente, pois quando as condições mudavam forçando aqueles seminômades a expandir seus campos de caça, cabia aos cães atender a estas necessidades: precisavam de um cão de trenó, capaz de viajar grandes distâncias numa velocidade moderada, carregando a carga enfrentado baixas temperaturas e com um mínimo de dispêndio de energias. As pesquisas indicam que os Chukchis mantiveram a pureza dessa raça até o século XIX e que tais cães foram os únicos e diretos ascendentes dos ancestrais da raça conhecida atualmente como Husky Siberiano. Pouco depois de 1900, os americanos do Alaska tomaram conhecimento da existência de tais cães de tração na Sibéria. Então começaram a surgir os primeiros exemplares na região.
Saúde: A raça Husky Siberiano quase não apresentando problemas de saúde. A maior preocupação do proprietário deve ser a escovação da pelagem. Como a raça apresenta uma queda quase constante de pêlos durante todo o ano, a retirada de pêlos mortos torna-se fundamental, para não prejudicar a saúde da pele do cão, como a ocorrência de dermatites. Outra grande preocupação é com as constantes mudanças nos hábitos alimentares. Isso pode ocasionar diarréia no animal, por exemplo. Algumas linhagens da raça apresentam também deficiência de zinco, que pode ser notada inicialmente por alterações na coloração do focinho e na aparência da pele. Os exemplares afetados devem receber suplementação específica, prescrita por um veterinário.

Atividades: Pelo menos 30 minutos diários de exercício intenso, como corrida, caminhada, etc.

Pelagem: Pelagem de comprimento médio e é necessária uma escovação regular.

Nenhum comentário: