sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Produtos para pets combatem obesidade e estresse

Alimentos para evitar bichos gordinhos são novidade de feira em SP. Evento também tem colchão com ímãs que promete acalmá-los.

A obesidade dos animais de estimação tem preocupado cada vez mais veterinários e donos de pets, pois o excesso de peso é sinal de que a alimentação do bicho não está correta. Como o número de cães e gatos gordinhos não pára de crescer, o mercado de alimentos voltados para esses animais segue o mesmo ritmo. As rações light, com menos calorias, já conquistaram as prateleiras dos pet shops. A novidade agora é uma substância que acaba de chegar ao Brasil e atua inibindo o armazenamento de gordura no organismo.

O pet weight control, do laboratório norte-americano Pharmachem, não é vendido em pet shops. O produto é usado como matéria-prima de rações para controle e perda de peso. Segundo o fabricante, a substância bloqueia a ação de uma enzima presente no aparelho digestivo do bicho, evitando a conversão de amido em glicose e seu armazenamento em forma de gordura.

O produto é uma das novidades da Pet South America, evento internacional voltado para animais de estimação que começou na quarta-feira (17) e vai até sexta (19), em São Paulo.

De acordo estudo realizado pelo laboratório, 40% dos cães levados às clínicas veterinárias sofrem de obesidade. O diretor regional da Pharmachem na América do Sul, Ken Roffe, aponta o excesso de comida e a falta de exercícios físicos como as principais causas do excesso de peso nos bichos. Roffe afirma que, em dois meses de tratamento, a média de perda de peso entre os animais foi de 1,37 kg, mesmo sem mudar a quantidade de comida ou de exercícios.

Apesar de serem mais seletivos na hora da alimentação, os gatos também não estão livres do excesso de peso. Segundo estudo encomendado pela Mars Brasil, que fabrica a linha de ração felina Whiskas, cerca de 30% da população de gatos no país é obesa. De olho nesses bichinhos com sobrepeso, a empresa lançou uma linha de rações em sachê que possui metade das calorias da ração seca e ainda ajuda a manter a saúde do trato urinário por ser um alimento úmido.

A obesidade não atinge apenas gatos e cachorros. Os pássaros adoram uma dieta rica em calorias, como as sementes oleosas, e também podem ficar acima do peso. “Além de conter altos níveis de gordura, essas sementes, como a de girassol, são deficientes em importantes nutrientes e vitaminas”, alerta Érika Miklos, gerente de produtos da Evialis, empresa que fabrica rações para pássaros e apresentou uma linha de produtos com aroma de banana e frutas vermelhas.

A onda dos suplementos

Dar apenas ração balanceada para os animais deixou de ser suficiente para alguns donos muito preocupados com a saúde dos seus bichos. Os suplementos alimentares para pets ocupam cada vez mais espaço nas lojas e, agora, agem até no humor dos animais e aliviam o estresse.

É o caso dos suplmentos Deratropic, da Organnact, e Triptophan, da Vetnil. Os dois produtos possuem em sua fórmula o aminoácido triptofano, que é precursor da serotonina, uma substância sedativa e calmante relacionada ao prazer.

Magnetoterapia

A preocupação com a saúde e o bem-estar dos seus pets não se resume à alimentação. Um dos lançamentos mais curiosos da Pet South America é o colchão magnético da Ridelf. Segundo o fabricante, o produto é indicado para animais estressados, pois diminui a ansiedade, deixando o bicho mais tranqüilo.

O colchão mede 50 cm por 40 cm e pode ser usado por cães e gatos. O equipamento possui imãs no seu interior e age por meio da magnetoterapia. De acordo com o fabricante, o produto interage com o ferro do sangue do animal, melhorando a circulação e oxigenação do organismo, inclusive dos órgãos. O colchão entra no mercado ainda em setembro e deve ser vendido por cerca de R$ 380, com o suporte.

Fonte: G1

Nenhum comentário: