quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Besouros viram homossexuais para fertilizar fêmeas


O comportamento dos machos na hora da reprodução de uma espécie de escaravelho (Tribolium castaneum) - tipo de besouro que integra a ordem Coleoptera -, chamou a atenção dos cientistas americanos para uma nova hipótese que pode explicar a homossexualidade entre insetos, divulga o site do jornal espanhol El Mundo. Em um estudo publicado no Journal of Evolutionary Biology, os pesquisadores identificaram que os machos recorrem aos seus companheiros para utilizá-los como mensageiros sexuais.

Os cientistas informaram que, em alguns casos, o esperma despejado no outro macho acaba chegando às fêmeas, sendo esta fertilizada com o sêmem de ambos. A pesquisadora Sara Lewis, da Universidade de Tufts, em Boston, Estados Unidos, acredita ser pouco provável que a espécie, capaz de distinguir as fêmeas virgens das que já foram fertilizadas, confunda o sexo na hora da reprodução.

No entanto, várias pesquisas de laboratório apontaram que os besouros machos que mantinham relações homossexuais nem sempre obtinham mais êxito reprodutivo. Com essa tese deixada de lado, os cientistas perceberam que o comportamento tinha uma vantagem inesperada, permitindo que o esperma depositado em outro macho viaje "acidentalmente" até a fêmea.

É um processo de inseminação indireta parecido com o de algumas plantas, que utilizam mariposas e abelhas para se reproduzir. Apesar disso, o estudo indicou que a vantagem do processo é relativa porque o índice de fertilização indireta é muito baixo, em torno de 7%.

Contraponto

O biólogo evolucionista Paul Vasey, da Universidade de Lethbridge, no Canadá, citado pela revista científica New Scientist, afirmou que o estudo de Sara Lewis não apresenta argumentos suficientes para poiar a tese de que a copulação homossexual oferece benefícios adaptativos.

Vasey considera que o comportamento poderia ser um "treinamento" para a boa preparação sexual dos machos antes da reprodução normal.

Homossexualidade entre insetos
A homossexualidade entre insetos, que desempenha quase sempre algum papel no êxito reprodutivo, tem sido muito estudada por biólogos e etólogos.

Algumas espécies tentam obter parceiros entre os machos para poderem praticar e serem mais efetivos na hora de copular com as fêmeas. Outras se fazem passar por fêmeas para evitar os combates mortais pelo domínio do território e também para se infiltrar com facilidade no sexo oposto.

Fonte: Notícias Terra

Nenhum comentário: