domingo, 28 de dezembro de 2008

Preguiça é 'trunfo' para gato mais velho da Inglaterra

Com 27 anos, o gato Mischief já é considerado o bichano mais velho da Inglaterra. Mas o título ainda não é oficial, pois essa categoria no livro “Guinness” pertence a Willow, um gato que viveu 26 anos em Shrewsburry. O mais velho do mundo foi Creme Puff, do Texas, que chegou aos 38 anos.

Segundo a publicação “Daily Mail”, os donos de Mischief atribuem sua longevidade à preguiça. “As pessoas nos perguntam o que damos para ele comer, achando que é uma dieta de vitaminas ou algo parecido. Mas não fazemos nada especial. Ele é um garoto preguiçoso e guloso, que come qualquer coisa que agarra com as patas”, afirmou Donna Thorne, 33. Ela é casada com Chris Thorne, 51, que tem o gato desde seus 24 anos.

“Quando mais jovem, ele era bem ativo. Mas agora ele não se mexe, a não ser que seja por comida. Acredito que, no final das contas, sua preguiça o conservou”, continuou Donna. Mischief come ração todos os dias e sua dieta também inclui carne em dias alternados. Ele dorme cerca de 16 horas por dia e não se aventura mais fora da casa onde vive, em St. Austell, Cornuália.

Fonte: G1

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Animal não é brinquedo

"Animal não é brinquedo: Sente fome, sente frio, sente dor, amor e medo".

Autor desconhecido

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Boas Festas!!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

É possível uma casa a prova de acidentes?

Lady, uma yorkishire de 10 anos, encontrou uma embalagem de anti-pulgas enquanto passeava por sua casa. Curiosa, começou a mordiscá-lo até que o furou e derrubou seu conteúdo no chão. Sem-querer, ela sujou as patas com a substância e ao usar a língua para se limpar, foi vítima de grave intoxicação. O remédio, feito para ser aplicado na pele, pode ser fatal se ingerido. A pequena Lady, infelizmente, não resistiu, apesar dos proprietários terem corrido com a cadela para o veterinário.

A maioria dos bichos de estimação não conta com assistência em tempo integral para salvaguardá-los dos acidentes domésticos. Por outro lado, histórias tristes podem ser evitadas com medidas simples por parte dos proprietários.

Fios de alta tensão e chocolates

“Contaminação por produtos para matar parasitas e venenos contra ratos (o famoso chumbinho) estão entre os principais acidentes que envolvem animais no dia-a-dia”, explica Hyppolita Isensee, Veterinária Solidária de Ribeirão Pires, SP, que atendeu Lady.

Além dos envenenamentos, os perigos dentro de casa incluem os fios elétricos, que causam choques ao serem roídos, até o chocolate, que contém substâncias tóxicas para os cães e é letal se ingerido em grande quantidade. De acordo com Hyppolita, são também comuns os atendimentos de gatos que sofrem quedas de janelas de apartamento ou ainda animais que são atropelados ao escaparem de suas residências.

A médica também lembra que entulhos e madeira acumulada podem atrair escorpiões e outros animais peçonhentos. Alfredo Dallari, Veterinário Solidário de Serra Negra, SP lembra que é preciso atenção especial com os filhotes: “É freqüente a ingestão de pequenos objetos, como brinquedos, pontas de chupetas, entre outros, cuja retirada só é possível por cirurgia”, salienta.

ABC contra os acidentes domésticos
Para evitar esses acidentes – muitas vezes fruto do descaso e não do acaso –, a ARCA Brasil preparou uma lista detalhada para tornar o seu lar um local seguro para os amigos de quatro patas. Confira a seguir:

Animais peçonhentos –
Não junte entulho no ambiente em que o animal vive ou próximo a ele. Deixar ralos tampados e fechar buracos no muro também podem evitar visitas nada bem-vindas.

Botijão de gás –
Não deixe seu bicho ter acesso à mangueira do botijão de gás. Se ela for perfurada, pode colocar a vida de todos ao redor em perigo. Uma saída pode ser cobrir o botijão e a mangueira com um pano para que fiquem invisíveis e difíceis de alcançar.

Brigas –
Manter separados os animais que demonstram antipatia entre si. Uma briga tremenda pode acontecer quando você não estiver por perto e eles se machucarem feio.

Crianças -
Nunca deixar cães e gatos sozinhos na companhia de crianças menores de 6 anos, ou que não foram devidamente orientadas. O mesmo com relação àquelas que já tenham demonstrado atitudes suspeitas ou invasiva para com os animais.

Chocolates – Nunca dê chocolate ao seu cão e fique de olhos bem abertos na Páscoa. Basta um pouco desse alimento para fazer com que o peludo passe muito mal. Cuidado especial com as crianças, que têm mania de dividir o que estão comendo com o amiguinho de quatro patas.

Doenças –
Dependendo de como conservamos o ambiente, podemos atrair transmissores de doenças como pulgas (DAPP), carrapatos (Babesia) e mosquitos (Leishmaniose). Recomenda-se o uso de imunização e repelentes, além de higienização do local onde o peludo vive (consulte o veterinário).

Eletricidade –
Nada de fios de alta tensão em locais freqüentados pelos nossos curiosos amiguinhos.

Escadas, janelas e lages –
O acesso a essas áreas deve ser restringido. No caso dos gatos, deve-se instalar telas em todas as janelas. Um pequeno portão ou grade nas escadas pode evitar as temíveis quedas.

Fuga (muros e portões) –
Nunca deixe o seu animal ir à rua sozinho. Ele corre o risco de ser atropelado, de se envolver em brigas, de sofrer maus-tratos ou, ainda, pode ser envenenado.

Garagem – Se você cria o seu companheiro no mesmo espaço em que guarda o automóvel, lembre-se sempre de prender o seu amigo quando for entrar e sair com o carro. Isto previne fugas, atropelamentos e que ele encoste no escapamento quente. Mas não vá se esquecer de desamarrá-lo depois! Ninguém merece ficar preso por mais de cinco minutos.

Lixo -
Acondicionar o lixo adequadamente, tornando-o inacessível ao animal. Bandejas da seção de carnes de supermercados são especialmente tentadoras e muito perigosas quando ingeridas pelos bichos.

Passeios –
Fundamentais para os cães, mas somente com guia, coleira e conduzidos por quem possa conter o animal.

Portas – Portas que batem com o vento podem causar sérios acidentes. Mantenha as mais perigosas sempre fechadas, utilize peso de portas ou instale uma dobradiça especial.

Plantas –
Nunca deixar plantas tóxicas que possam ser ingeridas (um risco também para as crianças!). As mais comuns e que devem ser evitadas são a Comigo-ninguém-pode e a Lantana (confira a imagem). Consulte seu veterinário para descobrir outros perigos botânicos.

Lantana...

...e Comigo-ninguém-pode, manter bichos e crianças longe.

Pratos, objetos decorativos e vidros – Gatos são exímios escaladores, não deixe nada quebrável nas alturas. Você pode perder sua porcelana favorita e seu bichano sair machucado.

Remédios e produtos químicos –
Remédios, shampoos, perfumes e pastas de dente nunca devem ser deixados em locais onde os animais tem acesso. Na imaginação dos peludos, tudo vira brinquedo, eles podem perfurar as embalagens e consumir seu conteúdo. Para higienizar os locais de convivência do animal, devem ser usados produtos específicos não ofensivos. Lembre-se que o olfato do cão é oito vezes mais apurado que o do homem.

Objetos pequenos –
Pregadores, escovas de dente, bolinhas e até a piaçava da vassoura. Nunca deixe nada que possa ser engolido pelo cão ou gato nos locais onde eles têm acesso. Esses objetos podem causar sufocamento e levar à extação por via cirúrgica.

Venenos -
Nunca deixe ratoeira ou veneno nos locais onde seu animal possa ter acesso (mesmo que seja raro ele estar por ali). Meio segundo de descuido e o nosso amigo pode sofrer sérias conseqüências. Acondicione corretamente o lixo e os alimentos e deixe o trabalho de manter os ratos longe para os nossos colegas cães e gatos. Cuidado também com descupinizadores, formicidas e dedetizações em geral.

Perigos regionais e outros
No consultório de José Alfredo Dallari, em Serra Negra, SP, são comuns acidentes com anzóis: “o ‘pescador’ guarda a vara desprotegida, muitas vezes ainda com a isca, e o gato acaba sendo fisgado. Precisa de sedação e em alguns casos até cirurgia para a retirada”, conta. O médico avisa que nunca se deve tentar retirar o anzol, pois o felino pode morrer em conseqüência das lesões.

Entre os cães, são freqüentes os acidentes com ouriços, os famosos porcos-espinhos. “Eles não atacam e nem lançam seus espinhos, mas no momento do contato, devido a ponta fina e as serrilhas, as hastes penetram na pele do cão, causando reações inflamatórias. Algumas graves podem até levar à morte, dependendo da quantidade e localização dos espinhos”. Nos dois casos, deve-se agir com calma, evitar que o animal fuja assustado ou tente remover os objetos estranhos com a pata. E correr para o veterinário (no caso do anzol, deve-se encurtar o fio de nylon cortando-o, para não haver o risco de enrroscar em algum lugar).

Primeiros socorros
Na maioria dos casos de emergência, a melhor saída é ida imediata ao médico veterinário. No caso das mordeduras (durante brigas, por exemplo), mesmo que o ferimento seja muito pequeno, as bactérias se espalham rapidamente, colocando o bicho em risco. Se houverem convulsões, é preciso colocá-lo sobre uma superfície rigida e manter sua cabeça elevada durante o transporte. Se o cão ou gato estiver sentindo muita dor, talvez seja necessário uma mordaça de pano para que ele não morda o próprio dono durante o desespero.

Mantenha sempre o telefone do veterinário de sua confiança próximo a você. Em alguns casos o socorro deve ser imediato e o profissional poderá orientá-lo à distância. Calma e prontidão são fundamentais para que a situação seja resolvida da melhor forma possível.

Fonte: Arca Brasil

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Britânica paga R$ 37,8 mil para seu gato voltar a miar

A britânica Jean Kelly encarou uma conta de 10 mil libras esterlinas (cerca de R$ 37,8 mil) para seu gato voltar a miar.

Depois de o bichano Cadbury apresentar um problema na laringe, que o impedia de emitir sons, sua dona decidiu que gastaria o equivalente a R$ 18,9 mil para operá-lo. Alguns dias de internação, meses de cuidados intensivos e exames fizeram essa conta dobrar, segundo o jornal “Telegraph”.

Felizmente para Jean, o convênio do bichano reembolsou cerca de R$ 22 mil.

Ainda assim, ela arcou com o resto dos gastos e acabou cancelando sua viagem de férias para a Namíbia. “Não pensei em mim, mas sim na qualidade de vida de Cadbury. Sei que ele não é muito jovem e quis que ele tivesse uma chance”, afirmou, garantindo que valeu a pena.

Cadbury, que mora com Jean em Olney (Buckinghamshire, Inglaterra), se recuperou bem da cirurgia. Isso significa que ele voltou a miar bastante, quando senta em seu local favorito da casa.

Fonte: G1

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Gata se esconde na mala e viaja de avião até Amsterdã

A britânica Helen Wilmore, 36, se assustou quando abriu a mala em Amsterdã e dela saiu a gata Beauty, de três meses. O bicho se escondeu entre as roupas e, por causa de atrasos, ficou confinado na bagagem durante 21 horas.

“Ela estava dormindo em minha cama enquanto eu fazia a mala. Na hora de partir, não a encontrei em lugar nenhum”, afirmou, segundo a publicação britânica “Telegraph”. Beauty também não foi notada pelos scanners dos aeroportos britânico e holandês. “Ela saiu da mala um pouco quente e molhada, mas fora isso estava bem.”

A gata passa atualmente por um período de quarentena, na Holanda, que pode levar até seis meses. Ainda assim, é possível que continue no país para onde viajou ilegalmente. “Eu poderia trazê-la de volta, mas para isso seriam necessárias diversas vacinas e exames, além de pagar pelo transporte. Não tenho dinheiro para isso”, afirmou a mulher, que vive em Bradford, West Yorkshire.

Conformada com a perda de Beauty, Helen comprou um novo gato para suas duas filhas, de 12 e nove anos. “Não é a mesma coisa, mas os dois têm a mesma personalidade adorável. Tudo o que posso desejar é que ela seja adotada por uma boa família, que lhe dê tanto amor quanto nós demos”, continuou.

Um porta-voz do Aeroporto Internacional de Leeds-Bradford afirmou que a segurança local está investigando o caso.

Fonte: G1

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Gato 'ladrão' cometia furtos misteriosos em cidade inglesa

Frankie é pego no flagra, roubando leopardo de pelúcia.
(Foto: Reprodução/Dailymail.co.uk)

Um gatuno irrecuperável, responsável por cerca de 35 furtos na cidade britânica de Swindon, foi desmascarado. O ladrãozinho tem apenas dois anos, chama-se Frankie e caminha sobre quatro patas.

O gato, segundo sua dona, é incapaz de se controlar. "Ele sai e volta com brinquedinhos", afirma Julie Bishop, 52 anos, dona do bichano criminoso, em entrevista ao diário britânico "Daily Mail".

De acordo com ela, nos últimos 12 meses, Frankie trouxe para casa mais de 30 brinquedos, entre ursinhos de pelúcia e bichos em miniatura. O curioso, segundo a dona, é que Frankie tem uma relação "canina" com os brinquedos. Após furtá-los, ele raramente brinca com o produto do "crime", preferindo armazená-los em um canto da sala de estar da casa de Julie. Agora, a dona quer encontrar o dono dos brinquedos furtados pelo gato. Ela espalhou fotos do animal cercado pelos objetos pelos postes de Swindon.

Frankie, cercado pelo 'produto' de sua atividade gatuna.
(Foto: Reprodução/Dailymail.co.uk)

do G1, fonte: Animais - Notícias e Artigos

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

SC: desabrigados pedem que animais sejam alimentados

FLORIANÓPOLIS - Depois de perder casas e terrenos com enchentes e deslizamentos de terra e serem obrigados a deixar a região do Morro do Baú, em Ilhota (SC), os moradores locais pedem que os militares alimentem os animais que permaneceram nas propriedades.

A agricultora Irma Bayer, 48 anos, pede que as autoridades permitam que alguém leve comida para seus cães, gatos e gansos que permanecem há oito dias sem alimentos na região do Baú.

Ela conta que tinha algumas galinhas que morreram soterradas durante um deslizamento na noite de domingo e chora ao lembrar de três gansos e quatro cães que ficaram em seu terreno.

- Os meus bichinhos já devem ter morrido de fome. Só queria que alguém jogasse ração para eles, estão sozinhos e muito assustados no Baú - disse. - A gente trata com tanto carinho e deixar morrer assim é muito triste.

O quintal da casa de Irma acabou atingido por pedras e lama no dia 23 de novembro. No dia seguinte, ela e a família foram levados para um abrigo. A agricultora não perde a esperança de reencontrar seus animais ao voltar para casa e ainda arrumou um novo companheiro: um cão que apareceu no abrigo onde permanecem 100 pessoas da região do Baú.

Com poucos dias de vida, o animal é mantido a salvo num espaço providenciado nos fundos da escola, apesar dos protestos de alguns desabrigados.

- Dei o nome de Barrão, por tudo o que aconteceu aqui. Pretendo levar para casa, quando voltar - afirma. - A vida no abrigo é boa. Nós temos tudo por aqui, não precisamos de mais nada. Eu só queria muito que os militares cuidassem dos meus bichinhos de estimação. Estão há nove dias sem comer e eu gosto tanto deles.

Os irmãos Geraldo, 74 anos, e Elias Bressanini, 77 anos, vivem um drama semelhante à família Bayer. Eles deixaram o Alto Baú há cinco dias, a muito contragosto, pois afirmam que ficaram com medo de ir para a cadeia. As vacas e cães permaneceram no local.

Os irmãos estão hospedados na casa de Erendina Kreutch, localizada no centro de Ilhota. A agricultora se desespera ao lembrar dos animais que ficaram num sítio do Baú.

- Não fui eu que abandonei os meus bichos para morrer de fome lá - justifica. - Não me deixam pegar de volta. Estou triste pois eles vão pensar que eu os deixei lá.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Super Gato

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Vida de cão a serviço da sociedade

Cachorros policiais são treinados desde o nascimento e gozam de uma aposentadoria cheia de mimos.

"Greta", "Ranna" e "Ajax" são policiais, mas com quatro patas. São treinados para descobrirem tóxicos. A rotina de treinos começa cedo. Às sete da manhã os cães policiais já estão preparados para os exercícios que duram até as dez horas, de segunda a sexta-feira. Os animais começam a trabalhar ainda filhotes, porém, tudo ocorre como se fosse uma brincadeira. Os primeiros treinos são feitos com bolinhas de crianças. Quando o animal completa um ano de vida já está preparado para as operações policiais, geralmente, saem três cachorros para um turno de oito horas diárias.

Um dos centros de treinamentos para cães é o Canil São Lázaro, da Polícia Militar (PM), que em quase 26 anos de existência é referência nacional quando o assunto é adestramento. A unidade conta hoje com o efetivo de 53 policiais e abriga em suas dependências, com mais de mil metros quadrados, um número de quarenta cães de várias raças como: Pastor Alemão, Rottweiler, Beagle, Golden Retriever e o Retriever do Labrador.

O Canil que tem licitações para sua manutenção no valor de R$ 100 mil por ano, conta com um grande campo para treinamento, dois pavilhões com 18 boxes cada um, berçário com seis boxes, sala veterinária e uma maternidade com capacidade para duas cadelas. Na instituição existem dois tipos de treinamentos. Um é para os cães que trabalham na identificação de entorpecentes e explosivos e o outro é para os animais de demonstração que são treinados para exibições em escolas e mostras de adestramentos em eventos oficiais.

A alimentação dos cães é feita quatro vezes ao dia respeitando o limite de 500 gramas por refeição para os cães de um ano e 100 gramas para os filhotes. Segundo o cabo Nogueira da 4ª Companhia do Batalhão de Choque, responsável pelo Canil, antigamente as coisas eram bem mais difíceis, mas agora têm melhorado bastante. "Hoje temos a melhor estrutura possível. Um número considerável de animais, além de medicamentos e, é claro, viaturas", declarou.

Treinamento. Os cães que são treinados para farejar drogas, usam um tubo de plástico em seus focinhos até os oito meses de idade ou um ano. Nos tubos são colocadas essências das drogas (maconha, cocaína, crack...) a partir das quais o animal irá associar o odor da droga. "Muitas pessoas pensam que os cachorros são viciados em droga, mas tudo isso é um mito, pois eles não têm contato nenhum com a droga. Apenas com o odor em que ele faz uma ligação a um brinquedo que colocamos pra ele. Esses são os cães mais bem adestrados a nível mundial", analisou o cabo Nogueira.

Para os que vão trabalhar com explosivos, o treinamento começa a partir de um ano. A brincadeira é feita com uma caixa de madeira que tem perfurações onde é colocado um odor de pólvora para o cão identificar. Os animais são adestrados para quando sentirem o cheiro da pólvora sentarem e não latirem ou produzirem qualquer som. O gesto de sentar indica que ele achou o explosivo. Nesse momento, vem a recompensa: o adestrador o retira do local para lhe dar um prêmio. Os cães do Canil que participam desses treinamentos ainda não foram utilizados em operações.

Já o treinamento de cães para trabalhos ostensivos acontece de forma diferente, pois não é levado como brincadeira e sim como coisa séria. Os policiais adestradores usam uma pessoa como figurante, com uma roupa especial que garante a integridade física dela. Os cachorros passam por um treinamento onde são condicionados a capturar e mobilizar, evitando que os policiais usem uma arma. Hoje, 22 cães da entidade são preparados para operações ostensivas.

» Início. O cabo Nogueira, que trabalha no Canil desde sua fundação, lembra do início quando a instituição tinha apenas quatro boxes e quatro cachorros da raça Pastor Alemão. Ele conta que sempre gostou de cachorros, por isso foi trabalhar no Canil. Durante seus 25 anos de serviço já teve quatro cães. O seu último cão foi o "Caribe", um Pastor Alemão de quatro anos adestrado em faro de entorpecentes e credenciados pela força nacional. O animal morreu no começo do ano. "Ainda estou tentando me recuperar com a perda dele e estou procurando um filhote para substituí-lo, pois não é só chegar e escolher, é preciso ter uma afinidade com o cão", revelou.

» Especiais. "Greta", "Ranna", e "Ajax" são os únicos, hoje no Estado, credenciados pela força nacional e que podem ser solicitados para participar de operações em todo o País. Já "Máximos", um Pastor Alemão, com apenas dois anos de idade, é o atual campeão cearense de adestramento, título oficializado pela Sociedade Cearense de Criadores de Cão Pastor Alemão. Ele participa de apresentações em escolas e eventos, além de trabalhar no policiamento ostensivo de busca e captura.

Uma das grandes operações realizada com a colaboração do Canil foi um evento realizado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), onde estavam presentes autoridades de diversos países, e foram utilizados mais de quinze cães para operações ostensivas e de faro de pólvora.

Os cães também estiveram presentes na rebelião do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) em 1994, quando o bispo Dom Aloísio Lorscheider foi mantido como refém. Mais de seis animais foram utilizados nas buscas e capturas. Eles também estão sempre presentes nos estádios durantes as partidas de futebol.

» Aposentadoria. O cão depois de completar oito anos de serviço entra no processo de aposentadoria. O policial adestrador tem a prioridade de ficar com a guarda do cachorro podendo levar para a sua residência ou deixá-lo sob os cuidados do Canil.

Na entidade, o cão mais velho é o "Nilo", um Pastor Alemão que está hoje com onze anos de idade. O seu responsável, cabo Paiva Freire, o deixou no canil por não ter local para criá-lo. "Nilo" goza sua aposentadoria com cuidados de banho, brincadeiras e passeios depois de prestar serviços para a sociedade durante toda sua vida.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Golfinhos Brincando

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Como e por que os morcegos se penduram de cabeça para baixo o dia todo?

À noite, os morcegos se lançam no ar e agarram centenas de insetos e outros pequenos animais. Mas durante o dia, eles praticamente não se movem, passam o tempo pendurados de cabeça para baixo em um lugar isolado, como no teto de uma caverna, na parte de baixo de uma ponte ou no interior de uma árvore esburacada.

Há algumas razões diferentes para os morcegos se empoleirarem dessa maneira. Em primeiro lugar, isso os deixa na posição ideal para alçar vôo. Ao contrário dos pássaros, os morcegos não conseguem se lançar no ar a partir do chão. Suas asas não produzem elevação suficiente para alçar vôo sem um impulso inicial e seus membros inferiores são tão pequenos e pouco desenvolvidos que eles não conseguem correr para acumular a velocidade necessária para alçar vôo. Em vez disso, eles usam as garras dianteiras para subir até um lugar alto e se lançam de lá para iniciar o vôo. Dormindo de cabeça para baixo, em um lugar alto, eles ficam prontos para voar se precisarem escapar do abrigo.


Ficar pendurado de cabeça para baixo também é uma ótima maneira de se esconder do perigo. Durante as horas em que a maioria dos predadores está atuando (principalmente pássaros predadores), os morcegos se reúnem em um lugar onde poucos animais pensariam em olhar e que muitos deles não conseguem alcançar. Isso permite que eles desapareçam do mundo até que a noite chegue de novo. Também existe pouca competição para conseguir esses locais de abrigo, já que outros animais voadores não têm a habilidade de se pendurar de cabeça para baixo.

Os morcegos possuem uma adaptação fisiológica única que os permite se pendurar dessa maneira sem fazer nenhum esforço. Se você quer apertar um objeto, precisa contrair vários músculos em seu braço, que estão ligados ao seus dedos pelos tendões. Quando um músculo se contrai, ele puxa um tendão, que faz um de seus dedos fechar. As garras de um morcego se fecham da mesma maneira, mas seus tendões estão ligados apenas à parte de cima do corpo, e não a um músculo. Para se pendurar de cabeça para baixo, um morcego voa até essa posição, abre suas garras com outros músculos e encontra uma superfície para agarrar. Para fazer com que as garras se prendam a uma superfície, o morcego simplesmente relaxa o corpo. O peso da parte superior do corpo puxa para baixo os tendões ligados às garras, fazendo com que elas agarrem. As articulações das garras travam nessa posição, e o peso do morcego as mantém fechadas.

Como conseqüência, o morcego não precisa fazer nada para ficar pendurado de cabeça para baixo. Ele só precisa fazer algum esforço para se soltar, flexionando os músculos que fazem com que suas garras abram. Como as garras permanecem fechadas quando o morcego está relaxado, um morcego que morre enquanto está empoleirado irá continuar de cabeça para baixo até que alguma coisa (outro morcego, por exemplo) o solte.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Polícia chilena acha dezenas de corpos de animais em sociedade protetora

Santiago do Chile, 3 dez (EFE).- As autoridades do Chile encontraram dezenas de bichos mortos nas dependências da Sociedade Protetora de Animais situada a poucas quadras do centro de Santiago, informaram hoje fontes da instituição.

A Polícia deteve oito pessoas dessa entidade pelas acusações de maus-tratos de animais e propagação de doenças infecciosas.

Segundo o veterinário Sebastián Jiménez, que apresenta um programa de televisão dedicado aos animais de estimação, a imagem dentro do imóvel era terrível.

"Não havia alimentos, não havia água, cachorros amontoados, cheio de excrementos, doentes", assinalou.

Segundo a Polícia, os encarregados da entidade não prestavam os cuidados necessários aos animais, os deixavam sem alimentos, mantinham os doentes junto aos saudáveis e todos viviam em meio aos cadáveres.

Os moradores denunciaram o fato devido ao forte cheiro que saía do local, o que ficou consignado dentro da investigação que a Polícia Civil fazia há quatro meses e que terminou com as detenções.

Jimenez frisou que é a primeira vez em sua vida como veterinário que se defronta com um cenário dessas características. "Nunca imaginei que ia ser tão grave a situação. Tínhamos denúncias de pessoas que diziam que havia maus cheiros e que tiravam animais mortos em caminhões de lixo, mas isso superou tudo", ressaltou.

O vice-presidente do Colégio Médico Veterinário do Chile, Fernando Álvarez, condenou nesta quarta-feira energicamente o maus-tratos e a crueldade a que foram submetidos nesse recinto centenas de cães e gatos.

"Mais uma vez denunciamos a carência em nosso país de uma legislação moderna com respeito do bem-estar animal apesar de, há cerca dez anos, um projeto de lei específico que ajudamos a elaborar, ainda esperar por sua aprovação e promulgação", assinalou Álvarez em declarações à Agência Efe. EFE

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dono usa taco de beisebol para libertar gato de carrocinha nos EUA

A polícia de Dallas (Texas) está procurando um homem tão apaixonado por animais que, em um impulso para libertar seu gato da carrocinha, ameaçou os funcionários do local com um taco de beisebol em punho.

O gerente do abrigo de animais da cidade, Kent Robertson, afirma que o homem encontrou seu gato cinza, que estava perdido, e ficou nervoso quando soube que teria de pagar US$ 132 para liberá-lo.

Autoridades afirmam que ele retornou ao local em um outro dia, colocou o bichano na caixa de transporte sem pagar a taxa e ameaçou os funcionários com o bastão.

Ninguém saiu ferido.

A polícia afirma ter pistas do homem, mas não divulgou detalhes.

Fonte: Folha Online

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Bela Mensagem

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.
E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
Autor desconhecido