A China começou a empregar pela primeira vez cães farejadores de drogas em aviões. O primeiro local de trabalho desses cães policiais é o Terminal Número 3 do Aeroporto Internacional Capital de Beijing.
Segundo explicação dada por Yan Haiqun, subdiretor do Departamento Anticontrabando da Alfândega de Beijing, os traficantes que escondem as drogas em suas bagagens ou em seus corpos podem deixar nos assentos um cheiro característico que é detectável até duas horas mais tarde.
Os cães policiais, por sua vez, são capazes de detectar o cheiro com uma precisão de 100%.
Uma vez que os cães descobrem esse odor deixado nos assentos do avião, agentes policiais poderão examinar o suspeito antes que ele se afaste do aeroporto.
O emprego dos cães farejadores de drogas ajudará a polícia a identificar o suspeito de forma rápida, disse o funcionário.
A Alfândega de Beijing treinou 15 cães farejadores desde 1996 para patrulhar aeroportos, estações ferroviárias e agências de correio.
Por enquanto, os cães já contribuíram para a detenção de 31 kg de drogas.
O país empregou mais de 200 cães farejadores de explosivos durante a Olimpíada de Beijing.
Cães policiais são também empregados em outras missões de emergência como resgate em incêndios e operações antiterroristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário