Milhares de pessoas se reuniram nesta segunda-feira no principal zoológico de Taiwan para a chegada muito esperada de dois pandas gigantes que a China deu de presente à ilha, em sinal de melhora das relações entre os dois rivais.
Mais de 6.000 visitantes se aventuraram em uma manhã fria e chuvosa do Ano-Novo Lunar para ver Tuan Tuan e Yuan Yuan, dois pandas de quatro anos de idade, no principal zoológico de Taipei, segundo os responsáveis do zoo.
"Eu gosto muito dos pandas, mas só posso vê-los por alguns segundos. Quero voltar ao zoológico quando tiver menos gente", afirmou Chen Yuan-pei, aluno do quarto ano primário que viajou à capital, vindo de Kaohsiung, no sul da ilha.
Tuan Tuan e Yuan Yuan, nascidos na província chinesa de Sichuan (no sudoeste do país), foram dados de presentes a Taiwan dentro de uma série de medidas adotadas pelas duas partes para amenizar as tensões que perduram desde à guerra civil que as dividiu em 1949.
A China, que continua afirmando sua soberania à ilha independente, utilizou a denominada "diplomacia dos pandas" em todo o mundo desde à época da Guerra Fria.
"Tuanyuan", uma combinação dos caracteres chineses utilizados nos nomes dos pandas, significa reunião ou unidade.
Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário