terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Prefeitura vai fechar circo que usa animais em espetáculos em Florianópolis

A prefeitura vai pedir o fechamento de um circo que está funcionando clandestinamente no Canto da Lagoa, em Florianópolis, disse nesta segunda-feira o secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) José Carlos Rauen.

No local, equipe do jornal Hora de Santa Catarina flagrou a prática da farra-do-boi no fim de semana. Segundo Rauen, o circo não tem alvará de funcionamento, e o dono será multado em, no mínimo, R$ 4 mil.

Os animais devem ser apreendidos e os responsáveis indiciados. O uso de animais nos espetáculos é proibido na capital catarinense.

A estrutura

O circo funciona em duas tendas que foram montadas no sábado, 7, na Rua Laurindo Januário da Silveira. Pelo menos 200 pessoas frequentaram o espaço na data.

Pessoas que foram ao circo teriam saído apavoradas, depois que o apresentador discursou a favor da farra-do-boi e um dos integrantes do circo, simulado uma tourada no picadeiro. O apresentador teria pedido ainda que todos guardassem os celulares e câmeras fotográficas.

Em um momento da apresentação, cinco espectadores receberam latas de cerveja do circo e sentaram em volta de um barril no centro do picadeiro. Ganharia quem fosse o último a se levantar quando o boi adentrasse o cercado.

O animal, tenso e agitado, foi maltratado, tendo seu rabo puxado e recebendo socos e chutes.

Denúncias na polícia

A Polícia Militar tem autonomia para fechar o local, caso fique comprovada a existência de irregularidades. As denúncias devem ser feitas por meio do telefone 190.

Nenhum comentário: