quarta-feira, 1 de abril de 2009

Orangotango pode assobiar como humanos, diz estudo

Um orangotango que vive no Parque Zoológico Nacional Smithsonian, em Washington, Estados Unidos, possui a incomum capacidade de assobiar como os seres humanos, informaram pesquisadores em um estudo divulgado nesta terça-feira no site Live Science. Bonnie, uma fêmea de 32 anos, ainda não reproduz uma melodia, mas consegue imitar os sons que ouve em notas únicas, explicou uma equipe de primatologistas americanos.

De acordo com os cientistas, é a primeira vez que o assobio é documentado em primatas e pode ser o resultado de uma ação espontânea ou para imitar o som de uma outra espécie. Na década de 1980, a orangotango provavelmente deve ter ouvido um tratador produzir sons com a boca e decidiu fazer o mesmo, avaliou o estudo.

Após comparar gravações, os primatologistas confirmaram que as vocalizações de Bonnie não são normais para a espécie e o animal tende a fazê-los para imitar alguém. Por exemplo, quando tratadores assobiam na sua frente, ela geralmente repete a duração e o número de sons (um ou dois).

Apesar da rara habilidade, Bonnie não é o único exemplar a se destacar. Outros primatas que produzem vocalizações incomuns também recebem treinamento extensivo - caso do orangotango Indah, que morreu no Smithsonian antes que seus assobios fossem gravados para análises.

Os resultados da pesquisa também foram divulgadas na revista especializada Primates.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: