quinta-feira, 9 de abril de 2009

Marília sedia prova de cães de pastoreio

As tarefas que o cão de pastoreio tem de cumprir são diferentes em cada categoria. A mais difícil é a open. Unimar sediou no final de semana a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Pastoreio, que tem provas para cães das raças border collie e kelp com ovelhas e bois. As disputas promovidas pela Appas (Associação Paulista de Pastoreio) ocorreram na Fazenda Experimental da Unimar no sábado e domingo.

A maioria dos cerca de 60 competidores veio do Estado de São Paulo, mas houve também representantes do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e do Paraná. Os cães competem em três categorias – novatos, ranch e open – e valeu classificação para as próximas etapas, a subida de modalidade e um passe para o campeonato brasileiro, que acontece em novembro.

As tarefas que o cão de pastoreio tem de cumprir são diferentes em cada categoria. A mais difícil é a open. Na categoria gold, os animais precisam correr uma distância de 250 metros, até onde estão cinco ovelhas ou bois, aproximar-se por trás deles, para não assustá-los, conduzi-los até o outro extremo do campo aberto, levá-los até duas cancelas e fazê-los passar por dentro das estacas, depois apartar os que estão com colar dos que estão sem e, finalmente, fechá-los em um curral, para depois tirar apenas um dos que estão usando colar e separá-lo do restante.

O condutor, que pode ser o dono ou o treinador do cão, orienta seu animal o tempo todo, com um apito e um cajado. Para participar da categoria open, um cachorro precisa de cerca de três anos de treinamento.

A química industrial Dorothéa Ritz de Barros, 49 anos, e o marido, o pecuarista e zootecnista Diomario Faustino, 48, competem com seus cães borders, Boef e Hada, importados da Holanda, há cinco anos. "A gente faz mesmo por hobby", diz Faustino, enquanto a mulher fazia a prova com Boef.

Fonte: Diário de Marília

Nenhum comentário: