segunda-feira, 13 de abril de 2009

Torre em Varsóvia monta "big brother" para casal de falcões

Um casal de falcões migradores se acomodou na mais alta torre de Varsóvia, o Palácio da Cultura, construção de 230 metros na cidade polonesa.

A direção do palácio instalou ontem (26) uma webcam próximo ao ninho, situado em um pequeno espaço no 45º andar, a cerca de 200 metros de altura.

"É o ninho mais alto da Polônia e, sem dúvida, da Europa", declarou à imprensa Janusz Sielicki, da associação Sokol (Falcão, em polonês), que trabalha pela reintrodução dessas aves que tinham desaparecido completamente da Polônia nos anos 1960.

"Os grandes prédios das cidades são para os falcões de montanha artificiais. No ambiente natural, eles vivem em rochedos ou nas árvores", disse Sielicki.

O mesmo casal de falcões já havia escolhido este local há dez anos. Mas, infelizmente, os filhotes não nasceram.

"Graças à câmera, os internautas do mundo inteiro poderão ver o que se passa no ninho dia e noite. Neste momento, os pássaros chocam os ovos, que são três. Eles deverão eclodir em cerca de 30 dias", disse Sielicki.

Para aqueles que quiserem acompanhar o dia-a-dia do casal de falcões, o endereço é www.webcam.peregrinus.pl/pkin-warszawa.htm.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: