terça-feira, 5 de maio de 2009

Cães infectados por leishmaniose são sacrificados e revoltam cidade do interior paulista

SÃO PAULO - O Ministério Público de Urânia precisou agir para evitar o que os moradores chamam de matança indiscriminada de cães em Urânia, a 594 quilômetros da capital paulista. Segundo a Vigilância Epidemiológica dos municípios, foram registrados mais de cem casos de leishmaniose canina na cidade. Os animais estão sendo sacrificados sem que um exame de contraprova seja feito, afirmam os donos dos animais. A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas (protozoário Leishmania) e transmitida por meio da picada de mosquitos. O mosquito transmissor normalmente pica os animais silvestres hospedeiros da doença e depois transmite a doença para cães e homens. Para conter o surto da doença, a Vigilância Epidemiológica está recolhe os cães que podem estar contaminados e submetendo-os à eutanásia.

Para sensibilizar as autoridades contra a medida, cerca de 400 pessoas já assinaram um abaixo-assinado. A auxiliar de serviços gerais Cleuza Munhoz conta que, mesmo sem ter condições, vai pagar R$ 50 para fazer um segundo exame. Urânia possui aproximadamente 2,6 mil cães, o equivalente a um animal para cada três habitantes. Desse total, a doença foi diagnosticada em 120 animais, 90 já foram sacrificados.

Outra reclamação dos moradores é que o município ainda não tem um centro de Zoonoses, para controlar a epidemia e dar condições de manejo. Por isso, quando o primeiro exame é positivo para a doença, os animais já são retirados dos donos, sacrificados e depois encaminhados para a o lixão municipal, onde são queimados. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os trabalhos de combate a leishmaniose são realizados desde fevereiro deste ano. O chefe do controle de vetores Osmar Tozarini, nega a matança indiscriminada. Para evitar a matança dos animais, um grupo de moradores pediu a intervenção do Ministério Público no caso.

Depois de reuniões, o promotor de Urânia, André Luis de Souza, e a prefeitura firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta, para garantir que as leis do Estado e os direitos do cidadão sejam cumpridos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: