segunda-feira, 6 de julho de 2009

Animais de estimação: um complemento familiar

Paixão à primeira vista, companhia, amor e muita brincadeira. São motivos de sobra para as pessoas ao olharem a garagem do vizinho com um bichinho de estimação, um cachorrinho na rua, um gatinho em cima da árvore, ou atrás dos tapumes das feiras de animais, desejarem um igualzinho, de preferência, bem fofinho para alegrar o lar e a vida. Este é o encantamento que os apaixonados por gatos e cachorros sentem ao se depararem com aqueles olhinhos carentes ou estusiasmáticos expressados pelas criaturas.

Essa sensação que a universitária Maíza Souza sente quando vê um pet. Ela, que cresceu na companhia de animais, hoje em dia cria três gatos Persas: Benjamim, Meg e o filhote Soneca, e uma cachorra vira lata, Julie. Para ela, viver rodeada de bichinhos sempre foi mais que uma vontade, mas, principalmente, por serem seus grandes amigos durante a infância. “Sou filha única e quase não saia de casa para brincar. Então a minha diversão quando criança era com meus gatos e cachorros, eles eram os meus amiguinhos. Desse contato nasceu um relação de amor pelos animais, e não consigo imaginar vivendo sem tê-los ao meu lado”, declara Maíza.

Na visão da psicóloga Wanderléa Mattos, está nos genes humanos apreciar a interação com animais. Isso porque ao longo dos tempos o bicho, que antes servia apenas de suporte, evoluiu também para animal de estimação. “A relação dos animais com o ser humano tornou-se tão complexa que, ao entrar para uma família, ele é capaz de provocar alterações no comportamento de todos os seus membros. Ele passa a compartilhar hábitos humanos e muitas vezes adquire o status de uma pessoa. No caso do desaparecimento do bichinho, a falta é sentida com muita intensidade”, explica a profissional.

Quem nota esse fascínio das pessoas pelos pets é o diretor da Associação de Criadores Independentes de Pequenos Animais (Acipa), José Carvalho. Ele, junto a Acipa, é organizador da Feira de Pequenos Animais, realizada todos os sábados no Cuiabá Lar Shopping.

Em razão dessa feira, Carvalho afirma que a cada fim de semana o número de pessoas que frequentam o local, em busca de um animalzinho para levar para casa, aumenta. “São crianças, jovens e idosos. Entretanto, a faixa etária dos 25 aos 40 anos é a que mais compra um cão ou gato. Acredito que não só pela companhia, mas por ser um sentimento natural do ser humano cuidar de algo”, revela.

ELES TOMAM CONTA

Este amor pelos animais no Brasil cresce cada vez mais. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação, a Anfal-Pet, o Brasil é o segundo do mundo com maior população de animais domésticos, perdendo somente para os Estados Unidos: são 31 milhões de cães e 15 milhões de gatos. Outra estimativa que confirma esse crescimento é do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em que cerca de 59% dos domicílios têm algum animal de estimação, sendo que em 44% deles há pelo menos um cachorro e em 16% pelo menos um gato.

Opções para aqueles que querem mais um animalzinho ou pretendem começar a criação não faltam. Uma boa alternativa para realizar esse sonho é a Feira de Pequenos Animais do Cuiabá Lar Shopping. Todos os sábados, das 8h às 18h, o 1º piso do lugar fica repleto de pets e de apaixonados em busca de um bichinho. O evento conta com a parceria da Acipa. No local é possível encontrar mais de 30 cachorros, sendo cerca de 10 raças nacionais e internacionais, de pequeno e médio porte, que podem ser criados em casas e apartamentos, como Yorkshire, Shi Tzu, Labrador, entre outras. Os gatos também fazem a festa, com as raças Persas e Siameses.

O diretor de eventos da Acipa, José Carvalho, ressalta que todos os animais são registrados e só vão para a feira com mais de 45 dias. São vacinados e já receberam duas doses de vermífugos, inclusive, todos são de criadores de Mato Grosso.

Fonte: Circuito Mato Grosso

Um comentário:

Tássia Lourenço - Texto Assessoria disse...

Cinomose Aqui Não

Milhares de cães estarão protegidos contra a Cinomose por um ano graças à campanha Cinomose Aqui Não!,uma parceria entre a Merial Saúde Animal e a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal). A empresa doou mais de 8.200 doses da vacina Recombitek® à ongs filiadas à WSPA. Cada dose representa um cão que estará imune a esta doença quase sempre fatal. Atualmente, apenas um em cada cinco cães é vacinado contra a cinomose e como os veterinários
aconselham: é melhor prevenir do que remediar. Mantenha em dia a carteira de vacinação do seu animalzinho.

• Mais informações www.cinomose.com.br.