segunda-feira, 13 de julho de 2009

Como os cães escolhem para quem vão latir?

Afinal, o que leva um cão a latir ou não para uma pessoa?

Você está passando em frente a uma casa com cachorro. Não faz nenhum gesto brusco, nada que deveria chamar a atenção do animal, mas ele começa a latir. Em seguida, outras pessoas passam por ali e o bicho fica quieto. Afinal, o que leva um cão a latir ou não para uma pessoa?

A veterinária e terapeuta Rúbia Burnier explica que latir é um dos recursos que o cão usa para se comunicar e expressar suas intenções, servindo também como mecanismo de defesa, para afastar intrusos e evitar conflitos diretos. "Pode ser um aviso, um sinal de alerta, diante de algo considerado como ameaça para o cão", resume.

Rúbia diz ainda que os cães interpretam gestos corporais dos humanos de maneiras diferentes, dependendo do contexto e das experiências vividas pelo animal. Um modo de caminhar, um balançar dos braços os dos ombros podem significar ameaça, levando-o a latir.

"Um cão medroso ou tímido pode se sentir ameaçado na presença de pessoas que gesticulam muito e falam alto. Outros 'invocam' com pessoas usando chapéu e guarda-chuva. Olhar diretamente nos olhos do cachorro ou tocar o corpo do seu dono podem induzir o cão a latir", exemplifica. A veterinária reforça ainda que o contexto é importante na reação do animal: "Se ele está na guia, com o dono, tende a latir mais. Se está descontraído, ele reage menos".

Fonte: Terra

Um comentário:

Tássia - Texto Assessoria disse...

Site Frontline mostra como seu pet te faz bem e presenteia com consultas com Alexandre Rossi

A partir de agora, donos de cães e gatos podem ganhar uma consulta com Alexandre Rossi e sua equipe. Frontline, o antiparasitário mais conhecido no mercado por garantir proteção máxima contra pulgas e carrapatos, lança artigos e vídeos sobre como seu pet te faz bem no site www.frontline.com.br e ao participarem com histórias sobre os diversos temas tratados na revista virtual, os proprietários podem ganhar uma consulta com o especialista em comportamento animal.

Atualmente, Alexandre Rossi se dedica ao quadro Dr. Pet, da Rede Record, e está a frente da Organização Cão Cidadão, empresa que oferece, entre outros serviços, consultas comportamentais e adestramento em domicílio. No endereço eletrônico www.frontline.com.br podem ser encontrados dicas e vídeos sobre comportamento animal e cuidado com os pets.

Para participar, acesse www.frontline.com.br e conte uma história de seu pet sobre os temas tratados.

Sobre a Merial
Merial é um líder mundial em saúde animal, focado na inovação e no fornecimento de uma ampla linha de produtos ligados à prevenção e ao controle sanitário, ao bem-estar e à performance de pequenos, médios e grandes animais. A organização conta com cerca de 5.400 funcionários e tem operações em mais de 150 países. As vendas globais da Merial em 2008 atingiram US$ 2,6 bilhões. A Merial resulta de joint-venture entre a Merck & Co, Inc e a sanofi-aventis. Mais informações: Merial