A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira cinco pessoas no Rio Grande do Sul em operação contra o tráfico de animais silvestres.
Em ação conjunta com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), 66 aves criadas ilegalmente foram localizadas em Porto Alegre e em quatro cidades da região metropolitana.
Os pássaros apreendidos eram das espécies trinca-ferro, cardeal-do-sul e azulão, alvo de colecionadores por causa do canto.
De acordo com o Ibama, alguns exemplares chegam a ser negociados por até R$ 50 mil, dentro do mercado de criadores que participam de torneios de canto de pássaros.
De acordo com a PF, os suspeitos presos falsificaram documentos de origem dos animais. Os anéis de identificação presos às patas dos pássaros eram réplicas de aparatos instalados legalmente em outros pássaros.
A PF não revelou a identidade dos presos. Além de crime ambiental, eles responderão por adulteração de documento público, falsificação de selo da União e formação de quadrilha. Somadas, as penas previstas vão de 4 a 14 anos de prisão.
Eles também serão multados pela posse ilegal dos animais e por dificultar a fiscalização. O Ibama não divulgou o valor das multas.
Fonte: Folha online
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
PF e Ibama prendem cinco por tráfico de animais
Postado por Rodrigo às 06:24
Marcadores: Maus Tratos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário