Atraídos pelo cheiro do sangue liberado até por pequenas feridas, os tubarões são ferozes
Não é exagero quando dizem que, em certas regiões, é perigoso mergulhar no mar se estiver com alguma ferida aberta. Os tubarões sentem cheiro de sangue a quilômetros de distância, afirma o biólogo e zootecnista Daniel Pereira Rocha.
"Isso ocorre devido ao formato e à fisiologia de seu nariz. Conforme o tubarão nada, a água flui através de duas narinas frontais. A água entra pela passagem nasal e passa por dobras de pele cobertas por células sensoriais", explica Rocha.
Ele diz ainda que, em alguns animais, essas células sensoriais podem detectar até mesmo os menores traços de sangue na água. "Um grande tubarão-branco seria capaz de detectar uma única gota de sangue em uma piscina olímpica", exemplifica.
Rocha destaca ainda o fato de olfato dos tubarões ser direcional. Segundo ele, as duas cavidades nasais atuam como seus dois ouvidos: odores que vêm da esquerda do tubarão chegam à cavidade esquerda antes de chegar à direita. Desta forma, o tubarão pode identificar de onde vem o odor e ir direto a ele.
Fonte: Terra
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Tubarões sentem cheiro de sangue a distância?
Postado por Rodrigo às 04:58
Marcadores: Curiosidades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nossa !! Jamais pensei que mergulhar no mar com feridas era tão perigoso assim !! Muito obrigada pelo post !!! Valeu!!!
Postar um comentário