segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Por que o siri anda de lado?

Um dito popular menospreza o siri por não andar para a frente. Mas para a ciência, isso está longe de ser um problema. Pelo contrário, andar de lado é fruto de um processo que deu vantagens ao longo da evolução a esse simpático exemplar do grupo dos crustáceos, conta o professor da Universidade Federal de Santa Catarina Leandro Clezar.

"Ele tem patas articuladas na lateral do corpo, que torna difícil a movimentação para frente e para trás, mas fácil para os lados. Em conjunto com os olhos, isso forma uma estratégia de sobrevivência", diz Clezar.

Como aquele caminhar esquisito pode ser uma estratégia? Por causa do tipo de visão: os olhos são dispostos lateralmente. Isso facilita a fuga de seus predadores - grupo no qual se incluem até alguns tubarões - e a competição por alimentos.

Clezar lembra ainda que o siri tem o último par de patas modificado especialmente para a natação - assim, se parece ágil ao correr para um buraquinho na praia, imagine debaixo d'água.

Fonte: Terra

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Olá! Com licença; deixe que me apresente: sou Jeferson, um homem comum que gosta de escrever. Quando tenho um tempo saio vadio em visitas a blogs, seguindo a seta que aparece no auto da pagina inicial (próximo blog>>). Posso afirmar que é uma experiência “deliciante”.
Eita sirizinho danado!
Quando encontro um blog bem legal eu posto um comentário e deixo o convite para que conheçam o http:jefhcardoso.blogspot.com/ . Pela proposta de seu blog creio que poderá encontrar algo em minha sessão em preto e branco, que data de novembro.

Parabéns por seu blog e desculpe a intromissão.
Abraço: Jefhcardoso.