segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Por que o siri anda de lado?

Um dito popular menospreza o siri por não andar para a frente. Mas para a ciência, isso está longe de ser um problema. Pelo contrário, andar de lado é fruto de um processo que deu vantagens ao longo da evolução a esse simpático exemplar do grupo dos crustáceos, conta o professor da Universidade Federal de Santa Catarina Leandro Clezar.

"Ele tem patas articuladas na lateral do corpo, que torna difícil a movimentação para frente e para trás, mas fácil para os lados. Em conjunto com os olhos, isso forma uma estratégia de sobrevivência", diz Clezar.

Como aquele caminhar esquisito pode ser uma estratégia? Por causa do tipo de visão: os olhos são dispostos lateralmente. Isso facilita a fuga de seus predadores - grupo no qual se incluem até alguns tubarões - e a competição por alimentos.

Clezar lembra ainda que o siri tem o último par de patas modificado especialmente para a natação - assim, se parece ágil ao correr para um buraquinho na praia, imagine debaixo d'água.

Fonte: Terra

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os animais riem?

Se você pensou nas das hienas, a resposta é não. O som emitido por estes animais selvagens, embora parecido uma uma gargalhada humana, ocorre em momentos de tensão, e não de alegria.

Mas estudos indicam que animais mais próximos dos humanos, como macacos, cães e até mesmo ratos são capazes de mostrar os dentes e emitir sons correspondentes à risada para expressar contentamento. Cientistas chamam esse som de vocalização, e ele foi observado em ratos pelo neurocientista nascido na Estônia Jaak Panksepp. Um estudo publicado por ele na revista Science indicaria que o riso é um fenômeno anterior à existência humana, pois já ocorreria entre os macacos.

A brasileira Silvia Helena Cardoso, que estuda a neurociência do comportamento, explica que o riso tem uma função. "É um sinal criado para dizer 'eu sou pacifico, pode se aproximar'. É um comportamento para os seres conviverem adequadamente", diz ela, que também estudou o riso nos ratos.

"Observei ratos em ambientes de estresse, em situações de medo e raiva. Quando os animais deixavam esse ambiente, ficavam totalmente diferentes e emitiam uma vocalização quando brincavam. É um som diferente de quando eles estão estressados. Cientistas sugerem que essa vocalizacao seja o riso", explica.

Muitos donos de cães têm certeza de que seus bichos sorriem apra eles. De acordo com Silvia, a expressão é mesmo um riso, mas não genuíno. "Os cães aprendem a mostrar os dentes imitando o dono", diz ela.

Já os chimpanzés seriam o exemplo de riso mais próximo ao dos humanos. Além do sinal externo, que é mostrar os dentes e enrugar os cantos dos olhos, eles também emitem um som de risada. "Dá para perceber a olho nu", diz Silvia.

Fonte: Terra