quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PRF apreende animais 'sumidos' de circo no DF

Cinco elefantes e um rinoceronte do circo “Le Cirque” foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso do Sul, na BR-163, em São Gabriel do Oeste e em Jaraguari.

Os animais já haviam sido recolhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última terça-feira (12), mas a Justiça permitiu que os bichos voltassem ao circo.

No sábado (16), a Polícia Civil do Distrito Federal voltou ao circo para recolher mais uma vez animais que, de acordo com denúncias, são maltratados. Quando os agentes chegaram ao local, no entanto, os bichos haviam sumido.


Recuperação

A primeira apreensão ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), quando foram encontrados quatro elefantes. A segunda, logo em seguida, a polícia apreendeu mais um elefante e um rinoceronte. As três carretas foram escoltadas e enviadas para a Polícia Montada Militar.

O "Le Cirque" estava em Brasília desde a semana passada, mas não pode se apresentar depois que o Ibama constatou maus-tratos aos animais, após vistoria. O instituto recorreu ao Tribunal de Justiça de Brasília ( Terceira Vara Criminal da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília ) e garantiu um mandado de busca e apreensão, para retirada de 14 animais, entre eles, um hipópotamo e um rinoceronte branco.

O advogado da companhia, Luiz Sabóia, disse ter orientado os donos da empresa a retirar os animais de Brasília para pedir à administração um alvará para que o circo pudesse se apresentar sem os bichos.

Segundo o delegado adjunto da Delegacia de Meio Ambiente (Dema), Rário Temporim, o inquérito policial para apurar maus-tratos de animais, com base no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que vinha tramitando na Dema, agora transformou-se em processo criminal.

Fonte: G1

Nenhum comentário: