segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Saluki

Origem: Irã

Porte: G

Função: Utilizado para a caça e corrida. Ótimo cão de companhia.

Personalidade: São muito ligados ao dono, afetivos e bons cães de guarda, sem serem agressivos. É inteligente e independente. Não gosta de muitos mimos e não atende os chamados ou ordens de qualquer um. Por ser um cão muito sensível, não tolera repreensões muito agressivas.

História: Pode-se afirmar que o Saluki é a mais antiga raça de cães domésticos, já que existem registros de sua existência em tumbas egípcias datadas de milhares de anos antes de Cristo. Esta é a única raça aceita pelo Islamismo, que a considera um presente de Alá — por isso, o Saluki recebe o nome de El Hor (”O nobre”). Popular no Irã, país ao qual se credita sua origem, bem como no restante do Oriente Médio e Ásia, o Saluki é pouco difundido em outras partes do mundo. Seu nome provém da cidade árabe desaparecida Saluk, que significa “o nobre”. Muito antigo, acredita-se que descende do Canis familiares leineri. Exemplares já muito semelhantes aos Salukis atuais aparecem em esculturas e gravuras de tumbas egípcias e mumificados ao lado dos corpos de faraós. Os muçulmanos, que segundo seu livro sagrado, o Alcorão, consideravam o cão um bicho impuro, abriram uma exceção apenas ao Saluki. Diziam que ele era um “presente de Alá”, uma benção ao seu dono e família. Não podia ser vendido nem trocado. Caso contrário, a pessoa seria amaldiçoada. Quando os filhotes nasciam com uma mancha branca na cabeça, consideravam-no duplamente abençoado – a marca era “o beijo de Alá”. Tinha também o privilégio de dormir dentro da tenda junto aos sheiks. A raça só chegou ao Ocidente no século XIX.

Saúde: São cães resistentes que não necessitam muito cuidado. Os filhotes devem ser vacinados e amamentados para que crescam fortes e saudáveis. Visitas ao veterinário também uma maneira de prevenir qualquer tipo de problema.

Atividades: Precisam se movimentar diariamente e, pelo menos uma vez por semana, correr em áreas livres.

Pelagem: A sua pelagem é lisa e sedosa com franjas nas orelhas. As cores podem ser: branco, acinzentado, bege, dourado, vermelho, preto e castanho, cinza e castanho e tricolor (preto, branco e castanho)

Nenhum comentário: