segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Rottweiler

Origem: Alemanha

Porte: G

Função: Poucos cães ainda são usados com o fim do pastoreio, mas em compensação, é uma das raças preferidas de quem procura um cão de guarda Cão de Guarda, defesor, polícial.

Personalidade: Obediente e corajoso. É um bom cão de companhia e tem um carinho especial por crianças. É um cão com instintos territoriais bastante marcados, podendo tornar-se perigoso se ameaçado. São inteligentes, cabeças-duras, determinados e leais ao dono. Além disso têm um faro apurado e boa memória. É um cão que está constantemente atento e tem grande capacidade de perceber quando há ou não uma ameaça, ou seja, não é um cão que late ou ataca a qualquer ameaça e muito menos para quaquer um.

História: A hipótese mais provável sobre a origem do Rottweiler, remonta do século I D.C., quando as tropas romanas, extremamente numerosas, em expedições de conquista, realizaram a travessia dos Alpes e utilizaram um cão boiadeiro para cuidar do rebanho que serviria de alimento à tropa. Esta expedição terminou onde hoje é o sul da Alemanha, às margens do Rio Neckar. Foi nesta região que surgiu a atual cidade de Rottweil, a qual o Rottweiler herdou o nome, Metzgerhund Rottweil (Cão de Açougueiro de Rottweil), uma vez que a cidade de Rottweil era um importante centro de comércio de gado, em meados do século XII. Ele foi utilizado como cão boiadeiro e cão de tração até meados do século XIX. O fim do comércio de gado em Rottweil e o advento das rodovias quase extinguiram a raça no início do século XX. Mas graças às suas qualidades físicas, elevada inteligência, seu caráter firme, temperamento forte e sua coragem frente ao perigo, tornaram o Rottweiler o parceiro ideal para o serviço policial. Assim também surgiram clubes dedicados à preservação da raça.

Saúde: Como todo cão grande, de crescimento rápido, os Rottweilers são bastante suscetíveis à displasia, sendo que segundo informações, cerca de 15% dos filhotes sofrem da doença. É importante, assim, verificar cuidadosamente a procedência dos pais e o certificado negativo para displasia e/ou em grau aceitável para o acasalamento. Outro dos problemas muito comuns aos nossos Rottweilers é a chamada “linha superior frouxa”, que ao invés de ser firme ao andar, balança para baixo e para cima, gerando um desperdício de energia e provocando cansaço mais rapidamente.

Atividades: A raça apresenta nível médio de energia. Deve exercitar-se diariamente durante, aproximadamente, 30 minutos. A necessidade de espaço se faz mais pela disposição pelo trabalho do Rottweiler do que pelo seu tamanho. Um quintal grande, com muro (ou grade) de 2,0m de altura, é suficiente para ajudar o cão a queimar suas energias, principalmente os filhotes e jovens, evitando assim, algum comportamento destrutivo.

Pelagem: O revestimento exterior é reto, grosseiro, denso, de comprimento médio.

Nenhum comentário: