segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Sealyham Terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: Muito hábil para caçar, é utilizado na caça a texugos, raposa e lontra. Porém é muito popular como cão de estimação.

Personalidade: Ele é muito dado, amigável e ainda bom guardião, tendo um latido de cão de grande porte que muitas vezes desencoraja os intrusos. Apesar de se adaptar melhor aos adultos, ele convive bem com crianças. Adora pessoas e se diverte como sendo o animal de estimação da casa. Pode se tornar um cão independente, mas sempre será devotado e leal à família.

História: A origem de seu nome deriva do estado de Sealyham Haverfordwest, País de Gales, lar do Capitão John Edwardes que entre 1850 e 1891, a partir de ancestrais desconhecidos, criou uma linhagem de cães notórios pelo seu valor nas caçadas à raposa, texugo e lontra Graças à sua habilidade no trabalho, o Sealyham Terrier ganhou interesse público. Começaram a ter seu lugar junto a outros terriers em lares sofisticados e em pistas de exposições. O registro da primeira aparição oficial da raça foi na exposição de Haverfordwest em 1903 passando a ser reconhecida pelo Kennel Club Inglês em 1911. Nos Estados Unidos a raça também foi reconhecida em 1911.

Saúde: Essa raça está propensa a problema de pele, nas costas, glaucoma e surdez. Não há registro de doença hereditária grave.

Atividades: O Sealyhan Terrier se adapta muito bem a espaços pequenos e, devido a sua pouca atividade, é um ótimo animal para ser criado em apartamentos.

Pelagem: Pelagem dupla, longa, dura, áspera de arame. Subpêlo resistente às intempéries. requer alguns cuidados a intervalos regulares, necessitando ser escovado para a retirada dos pêlos mortos, evitando assim o emaranhamento. A trimagem na cabeça, pescoço, rabo e pés deixa o cão com uma aparência inteligente e limpa. A cor é branco e marcações em limão, dourado e cinza são permitidas na cabeça e orelhas.

Nenhum comentário: