segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Scottish Terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: São ótimos cães de guarda, e caçadores de pequenos animais. Atualmente usado como guardião e companhia.

Personalidade: Alerta, rápido, espirituoso, e cheio de energia. É um cão afetuoso e muito valente. Calmoe e bastante inteligente. Expressão atrevida.

História: O Scottish Terrier é um dos mais antigos cães escoceses, desenvolvido para atuar na caça desentocando as presas de suas tocas. Segundo historiadores, a raça faz parte da ‘paisagem’ escocesa há muito tempo, o que leva os mais apaixonados a dizerem que “já existiam Scottishes nas Highlands quando a Europa ainda estava sob domínio romano”. Ele ficou conhecido no mundo como o ilustre cãozinho preto dos rótulos de uísque escocês.

Saúde: Os Scotties são bastante resistentes mas apresentam alguma predisposição genética para as seguintes doenças: A paralisia do Scottish é um problema hereditário da raça e apesar disso talvez o menos grava do ponto de vista do cão. Afeta cães completamente normais que andam e se exercitam de maneira normal até que sejam submetidos a esforços estressantes. Com o aumento do esforço sua andadura vai ficando estranha, cambaleante, podendo refletir na coluna cervical. A paralisia trava os músculos do cão de uma só vez, mas não deve ser confundida com um “surto de epilepsia”, uma vez que o cão não perde a consciência. Nos casos em que a paralisia acontece, tão logo o cão esteja descansado, volta a se movimentar normalmente. A Doença de V Williebrand é uma deficiência de coagulação sangüinea Síndrome de Cushing – é um conjunto de sintomas causados pelo excesso do hormônio cortisol. Existem 3 principais causas para essa síndrome: um tumor na glândula pituriária, tumor na glândula adrenal ou uso em excesso de corticóides. Os principais sinais de alerta aos proprietários são: beber água em excesso e urinar constantemente, forte queda de pelos e escurecimento da pele, atrofia ou mal desenvolvimento dos músculos. A Síndrome de Cushing, uma vez diagnosticada pode ser controlada com medicamentos prescritos por um veterinário. O hipotiroidismo, caracteriza-se por uma baixa produção de hormônios da tiróide. Os principais sintomas são: perda anormal de pelos (normalmente bilaterais e siméstricos), pelo fraco e sem brilho, problemas de pele crônicos ou alérgicos, aumento de peso, infertilidade, fadiga e letargia e forte intolerância ao calor. Neste caso é muito importante que haja um diagnóstico preciso para que o tratamento tenha os efeitos esperados. A Epilepsia pode ser causada por diversos fatores e o tratamento vai variar de acordo com o diagnóstico feito pelo veterinário. Segundo os criadores americanos, nos últimos anos houve um forte aumento no registro de casos de Epilepsia entre os Scottish Terriers. Osteopatia Craniomandibular (CMO) – problema genético caracterizado pelo crescimento anormal dos ossos da mandíbula. Normalmente é diagnosticada entre a partir dos 4 meses e até o cão completar 7 meses de vida. Catarata Juvenil também é comum.

Atividades: Em casa, é possível observar que o Scottish elege um lugar escondido, como embaixo de um sofá, e faz dele a sua “toca”. Se tiver um jardim por perto, certamente ele será escavado.

Pelagem: É um revestimento exterior duro, com uma pelagem por dentro macia e densa. Possui pêlos longos na face, acima dos olhos, dando a impressão de sobrancelhas. É necessário que ele seja tosado por profissionais pelo menos 2 vezes ao ano e que seja escovado freqüentemente. A cor mais comum é a preta, mas também existem tigrados, e cor de trigo.

Nenhum comentário: