segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Shar Pei

Origem: China

Porte: M

Função: O Shar Pei original era um excelente caçador. Era usado também como cão de briga, no que o estilo de sua pele ajudava, dificultando sua derrota na arena. É um excelente companheiro.

Personalidade: É um cão calmo e sociável. Muito amigo das crianças. É independente, leal e que gosta de brincadeiras, mas aprecia a tranqüilidade. Muito dócil com as pessoas. Nem sempre gostar de outros cães pela sua herança de cão de luta.

História: A origem do Shar Pei é incerta. Pode ser um descentente do Chow Chow, a quem assemelha-se pela língua “azul”. É possível que tenha surgido inicialmente no Tibete ou no Norte da China há 20 séculos, sendo que os primeiros exemplares da raça eram bem maiores do que os atuais. No passado esse excelente caçador de javalis e guardador de rebanhos, era também utilizado para combates, esporte extremamente popular na China. Sua pele “solta” dificultava o abocanhar dos adversários de combate e há quem diga que eram utilizadas drogas para instigar sua agressividade, já que se trata de um cão afável e dócil. Shar Pei correu sério risco de extinção, chegando em 1974, a figurar no Livro Guiness dos Recordes como o cão mais raro do mundo. Sua extinção só foi evitada devido ao trabalho de preservação iniciado pelos americanos na década de 70, e assim suas características de “lutador” foram também substituídas por suas virtudes de cão de companhia.

Saúde: Recomenda-se manter o cão sempre bem seco e limpo. De preferência após o banho o dono deve secá-lo com uma toalha e dexá-lo ao sol a fim de eliminar os resquícios de umidade. As rugas da cabeça podem também causar problemas de vista, especialmente se caem na frente dos olhos, pois acabam fazendo com que as pálpebras e cílios entrem nos olhos (entrópio). Também está propenso à hipertermia, por causa de sua pele grossa e abundante. Porisso, é extremamente importante não submetê-lo a atividades físicas em horários muito quentes e nem deixá-lo exposto ao sol, a não ser de manhã.

Atividades: O Shar-pei não necessita de ambientes grandes para ser criado. Porém, não necessita muita atividade física para se manter bonito.

Pelagem: Pelagem lisa, áspero, bem curto.

Nenhum comentário: