segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Setter Irlandês

Origem: Grã Bretanha

Porte: G

Função: A raça foi desenvolvida primordialmente para a caça, esporte para o qual ele está extremamente bem preparado, com um faro excepcional e grande velocidade, o que facilita o trabalho de procura da caça. Ao mesmo tempo, podem funcionar como cães de alarme, uma vez que costumam latir para ruídos suspeitos. Hoje é famoso como cão de companhia.

Personalidade: O Setter é um cão cheio de energia e muito afetivo. Está sempre disposto à atividade e extremamente brincalhão. Adapta-se facilmente à presença de crianças e é considerado praticamente incansável, mesmo quando está exercendo suas atividades como caçador.

História: Não se sabe ao certo quando começou a desenvolver-se como raça independente. Há algum consenso apenas quanto à utilização dos Spaniels para a sua constituição, uma vez que este tipo de cão era bastante comum na Irlanda. Da mesma forma, não se sabe quando começaram a ser levados para o continente, onde se disseminaram por toda a Europa. Inicialmente o Setter Irlandês não era exatamente como o conhecemos hoje, especialmente quanto ao aspecto da sua pelagem. Na sua origem, o Setter era um cão branco e vermelho (atualmente o Setter Irlandês Vermelho e Branco é reconhecido como raça independente) e foi a partir do trabalho de seleção de um renomado criador, Maurice O’Connor por volta de 1770, que a raça fixou a sua mais marcante característica. A primeira exposição realizada em Birmingham em 1860 teve como vencedor um Setter Irlandês.

Saúde: As orelhas requerem atenção especial. Como são longas estão mais propensas à otite, pois ficam abafadas, retendo umidade e aumentando a produção de cera. Por isso, devem ser limpas semanalmente. Outros problemas comuns à raça são: Atrofia Progressiva da Retina – degeneração das células da retina e que causa cegueira; Displasia – má formação do encaixe entre os ossos da bacia e fêmur; Além disso, é comum ocorrer torção gástrica, hipotiroidismo e epilepsia.

Atividades: O Setter Irlandês é um cão que precisa de exercícios e o seu confinamento pode trazer à tona todo o potencial destrutivo do cão.

Pelagem: Pelagem de cor acaju (vermelho tijolo) e franjas que vão do antepeito à cauda. O Setter Irlandês precisa apenas de cuidados básicos para manter seus pêlos sedosos.

Nenhum comentário: