segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Shiba Inu

Origem: Japão

Porte: M

Função: O Shiba é um cão corajoso de caça. É excelente para guardar e é considerada a raça nº 1 entre os cães de companhia no Japão.

Personalidade: É esperto, de sentidos aguçados, muito atento e ativo. Difere das raças de companhia que normalmente exigem estar grudados com seus donos, o Shiba é um cão mais reservado. Sempre fiel, leal e afetuoso para aqueles que ganham seu respeito. Pode ser agressivo em relação a outros machos e pode caçar pequenos animais.

História: Natural do Japão, é a raça mais popular naquele país e a décima quarta em número de nascimentos registrados. Difundido nas prefeituras de Fukushima, Nagano, Gumma, Yamanashi, Gifu, Niigata, Tottori, Shimane. De origem muito antiga, supõe-se que é proveniente da Ásia Meridional em épocas primitivas. O fato é que se encontraram ossos pertencentes a este cão entre as ruínas da época Jomon (500 a.C.). O seu nome, shiba inu, no dialeto da prefeitura de Nagano significa “cão pequeno”. Com a 2ª Guerra Mundial os Shibas estiveram perto da extinção e os remanescentes eram de três linhas de sangue diferentes. O San In Shiba, o Mino Shiba e o Shin Shu Shiba que era o mais popular no Japão. Foi a partir dessas três linhagens que a raça como é conhecida hoje se originou.

Saúde: O Shiba Inu está propenso a apresentar luxação de patela. Trata-se de um quadro em que ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.

Atividades: Como sendo um cão de caça e muito ágil, o Shiba necessita fazer atividades físicas diárias. Seu níver de energia é considerado médio.

Pelagem: O pelo em dobro com um revestimento exterior, duro e em linha reta e o com o pelo debaixo macio e denso. Requer escovação diária para manter-se sempre brilhante e saudável.

Nenhum comentário: