segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pastor Bergamasco

Origem: Itália

Porte: M

Função: A principal função deste cão é a condução e custódia do rebanho. Considerado um excelente cão de guarda e companhia.

Personalidade: Inteligente e um pouco teimoso. É um cão trabalhador adaptável a condições rústicas. Devido ao seu temperamento amável, é uma boa companhia para crianças. Apresenta comportamento exemplar de atenção, reflexão e equilíbrio.

História: O Pastor Bergamasco ainda carrega muito das características originais de seu ancestral mais direto, apesar de ter tido influência de outras raças como resultado da História e do local aonde foi desenvolvido. Foi nas regiões dos contrafortes de montanha de Zagros na divisa do Iran com Iraque que a prática de domesticar cabras e ovelhas teve início. No local existiam um lobo ( Canis lupus laniger) de pelagem muito espessa e um tipo de cão com pelagem grossa e encordoada. A população local com seus cães, começou a migrar de leste para oeste, procurando novas pastagens e foram se estabelecendo em zonas montanhosas ao longo de uma linha que ia das planícies altas da Ásia passando pelas montanhas de Anatólia, Caucásia, Alpes, Maciço da França Central até os Pirineus. Ao longo dessa rota passou a existir uma grande variedade de raças, hoje já fixadas e reconhecidas e é quase certo que todas elas tenham a mesma origem. Esse grupo de cães tem várias características comuns como constituição robusta com pelagem rústica com tendência a encordoar (feltrar) em todo o corpo e também na cabeça onde o pêlo sempre forma uma cortina em frente aos olhos. Algumas dessas raças são o Oftscharka (Rússia), o Komondor e o Puli (Hungria), o Briard e o Pequeno Pastor dos Pirineus (Alpes Franceses), o Pastor da Catalunha (Pirineus Espanhóis) e o próprio Bergamasco nos Alpes Franceses.

Saúde: Geralmente é uma raça saudável e resistente.

Atividades: O Bergamasco adora atividades externas. Uma caminhada diária, conduzir o rebanho ou traquinagem com as crianças são exercícios necessários para um Bergamasco feliz.

Pelagem: Sua pelagem é lanosa e longa, ficando encordoada. Deve ser lavada algumas vezes por ano tendo o cuidado de não desembaraçar os emaranhados, o que lhe tiraria todo o seu encanto.

Nenhum comentário: