segunda-feira, 11 de agosto de 2008

São Bernardo

Origem: Suiça

Porte: G

Função: O São Bernardo é usado como cão de guarda por sua excelente capacidade em dar o alarme e por possuir um porte gigantesco. Adequado também para companhia de famílias, principalmente com crianças, pois esses cães adoram brincadeiras e protegem a todos da família.

Personalidade: São Bernardo se destaca pela docilidade. É um cão com um temperamento fabuloso, fiel, altruísta e bondoso. Não são barulhento e quase não se agitam.

História: São Bernardo é uma raça bastante antiga, desenvolvida a partir do cruzamento de antigos molossos romanos, que chegaram à região dos Alpes com as tropas romanas. Segundo vários historiadores, a adoção dos cães por monges, moradores do Hospice du Grand St. Bernard, nos Alpes, aconteceu por volta de 1660. Viajantes que precisavam cruzar os Alpes, eram obrigados a passarem por esses monastério localizado num dos pontos mais altos das montanhas. Lá ocorreu a primeira missão na qual os monges utilizaram esses cães como auxiliares no salvamento de viajantes, no século XVIII. A partir daí, e do trabalho de treinamento dos cães realizado pelos monges, a fama de cão de salvamento e resgate do São Bernardo não parou de crescer. Além de encontrar vítimas soterradas, o cão devia buscar ajuda no monastério quando o monge que o acompanhava (chamado de marronier) ou a vítima não conseguisse mais andar pelas montanhas. Além de encontrar vítimas soterradas, o cão devia buscar ajuda no monastério quando o monge que o acompanhava (chamado de marronier) ou a vítima não conseguisse mais andar pelas montanhas.

Saúde: Os principais problemas comuns aos São Bernardo são, principalmente, relativos ao seu porte físico, entre eles: Displasia coxo-femural, má formação do encaixe da cabeça do fêmur com a bacia. Na Suíça, o clube da raça trabalha pelo controle do problema e, para poder cruzar um São Bernardo, é preciso antes obter uma autorização conseguida depois que o cão é examinado por três juízes que também analisam suas radiografias. Câncer ósseo – pode afetar os São Bernardo a partir dos cinco anos. Especula-se que essa predisposição seja fruto da carga hereditária aliada à conformação óssea da raça. Os sintomas são dor e inatividade, que aparecem com o estado adiantado da doença. Torção gástrica - outro problema que pode acometer o São Bernardo em função de seu tamanho. Para prevenir esse mal, é fundamental que o cão não receba toda comida do dia de uma vez só e evitar que faça esforços físicos logo após as refeições. Outros problemas comuns à raça: Entrópio – quando a pele que encobre parte da vista. Essa característica costuma aparecer a partir dos três meses de vida, deixando os olhos irritados e vermelhos, com lacrimejamento excessivo. A correção é cirúrgica. Algumas linhagens apresentam epilepsia, mal genético sem cura que provoca convulsões e pode ser controlado com medicamentos. Aparece depois dos 3 anos de idade. Recomenda-se não reproduzir o cão portador de males hereditários para não disseminar os problemas. Alguns cães podem apresentar ainda dermatites, causadas pelo acúmulo de umidade sob a pelagem do cão. A conformação de suas orelhas, também pode propiciar o surgimento de infecções de ouvido. Para a prevenção deste problema, é recomendável manter sempre a limpeza dos ouvidos.

Atividades: São Bernardo precisa de espaço para movimentar-se e, principalmente, de contato com as pessoas da casa.

Pelagem: Comprido e curto. O São Bernardo de pêlo curto possui uma pelagem curta e lisa, um pouco mais densa na cauda. Já o de pêlo comprido é o mais apreciado, tem uma pelagem de comprimento médio, lisa ou ligeiramente ondulada. Sua cor é branco e vermelho em vár

Um comentário:

Anônimo disse...

eu costo muito desse cachorro