terça-feira, 12 de agosto de 2008

Spaniel Bretão

Origem: França

Porte: M

Função: É uma das raças de caça mais difundidas. Com grande fama entre os caçadores, vêm sendo progressivamente apreciados como cães de companhia devido à sua fácil adaptação à vida em apartamento.

Personalidade: Adapta-se a qualquer meio social. Com expressão inteligente e atenta; equilibrado mentalmente. Cão de aponte polivalente. Notável na busca, com seus movimentos e senso olfático explora grandes áreas. É seguro no aponte e fácil de ser treinado.

História: A raça nasceu na Vila de Callac (região da Bretanha, França) e o seu mais provável antecessor seria o cão “Oysel”, conhecido na Idade Média e sem dúvida uma das mais antigas raças de cães de aponte na França. Durante o século XIX a pequena nobreza inglesa, possuidora de terras, tinha o hábito de caçar perdizes na França e levavam com eles seus melhores cães-de-tiro, na maioria Seter Inglês, Gordon Seter e Pointers. Esses animais eram comumente deixados aos cuidados dos proprietários da terra até a estação de caça seguinte, o que resultou em um grande número de cruzamentos entre esses cães e um popular spaniel da região. Daí surgiu o grande cão-de-tiro, Spaniel Bretão, conhecido também como Brittany Spaniel. Essa combinação se tornou tão popular que em torno do ano de 1900, diversos cruzamentos planejados foram feitos.

Saúde: O Epagneul Bretão tem grande tendência para engordar, pelo que se recomenda uma dieta cuidada.

Atividades: Necessita de muito espaço e de exercício.

Pelagem: É fina, sem ser sedosa, plana ou ligeiramente ondulada sobre o corpo. Jamais frisada. Rasa sobre a cabeça e na parte anterior dos membros. Os posteriores são providos de um pêlo abundante com franjas. As cores são branco e laranja, branco e fígado, branco e preto, ou tricolor. Requer apenas escovação semanal, na maioria dos casos.

Nenhum comentário: