terça-feira, 12 de agosto de 2008

Spaniel Japonês

Origem: Japão

Porte: P

Função: Ótimo cão de companhia e de guarda.

Personalidade: É um cão alegre, alerta e ótimo companhieiro. É encantador e cheio de vida. Agradável e inteligente. Afetuoso e extremamente devotado ao seu dono. Crianças menores devem aprender a tratar esses cães de maneira gentil. O Spaniel Japonês se relaciona bem com outros cães e animais de estimação. Ele é brincalhão, naturalmente limpo, vive bem em qualquer tipo de clima, é sensível e raramente esquece um amigo ou um inimigo.

História: No Japão existem cães “Inu” e cães “Chin”. Os Chins são considerados a realeza entre os cães, sendo os descendentes dos animais da Aristocracia Chinesa. O Spaniel Japonês é uma raça de Toys muito antiga podem serem vistos representados em antigas cerâmicas, bordados e também nos templos chineses. Presume-se que eles se originaram na China vários séculos atrás e é sabido que um dos Imperadores Chineses presenteou o Imperador do Japão com um par deles. No Japão eles foram mantidos sempre entre os nobres e freqüentemente eram usados para presentear diplomatas e estrangeiros que prestavam serviços de destaque para o país. Em 1853 o Comodoro Perry, que chegou ao porto de Wraga e abriu à força o comércio do país para o mundo, foi presenteado com alguns exemplares e presenteou a Rainha Vitória com um casal deles. Com a 1ª Guerra Mundial e com os terremotos ocorridos no país, a raça sofreu uma grande devastação. Desde então, o plantel de Spaniel Japonês diminuiu brutalmente, mas por sorte eles haviam sido largamente distribuídos entre criadores na Inglaterra, França, Suíça, Áustria e Alemanha, onde a alta qualidade dos cães vem sendo mantida.

Saúde: Como muitos cães de focinho curto, o Spaniel Japonês tende a respirar com dificuldade e até roncar. A raça está propensa à problemas respeiratórios e nos olhos.

Atividades: Spaniel Japonês não requer muito exercício físico, mas adora caminhadas diárias e brincadeiras em terrenos abertos.

Pelagem: A pelagem é suave, longa, reta, sedosa, abundante em todo o corpo, moderadamente assentada, tendendo a se armar especialmente no pescoço, formando uma juba. É franjada no corpo e cauda. A cor é particolor de preto e branco, ou vermelho e branco.

Nenhum comentário: