terça-feira, 12 de agosto de 2008

Staffordshire Bull Terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: M

Função: Apesar de que antigamente era um cão de combate, o Staffordshire Bulterrier se tornou um pet, bom companheiro e um grande cão de exposições.

Personalidade: Tem caráter muito corajoso, tenaz e inteligente, além de afetivo com seus amigos e em particular com crianças. Ele é estável e confiável, o que o torna um cão de múltiplas funções. É extremamente corajoso e obediente. Sua reputação com crianças é inigualável.

História: O Staffordshire teve sua origem séculos atrás quando o Mastife e o Bulldog ainda eram próximos. Os cães que eram utilizados em lutas com touros e ursos na era Elizabetana eram grandes (de 45 a 54 Kg) e mais tarde deram lugar aos menores e mais ágeis (no máximo 40 Kg). No começo do século XIX a briga de cães se popularizou e os cães mais rápidos e menores foram desenvolvidos. O Buldog (que era na época maior) foi cruzado com um terrier nativo, parecendo o atual Manchester Terrier. Desse cruzamento surgiu um produto entre 13,5 e 20,5 Kg que seria o Staffordshire Bulterrier.

Saúde: Esta raça pode sofrer de doenças como: Catarata, tumores e Displasia coxo-femural.

Atividades: O Staffordshire Bull Terrier possui uma tremenda força física e precisa ser muito bem exercitado, mas deve mantê-lo sempre amarrado quando estiver em áreas públicas.

Pelagem: Possui a pelagem simples, densa, curta, áspera e brilhante. Todas as cores, inclusive malhado ou tigrado, com ou sem branco são permitidas, exceto a preto e castanho ou fígado.

Nenhum comentário: