terça-feira, 12 de agosto de 2008

Springer Spaniel Inglês

Origem: Grã Bretanha

Porte: M

Função: Springer Spaniel Inglês é utilizado pela polícia na identificação de carregamento de drogas. Também utilizado por muitos como cão de companhia.

Personalidade: Temperamento ativo, vigoroso, amigável, desejoso de agradar. É um cão dócil e brincalhão, mas sem ficar exigindo atenção constante do dono.

História: Apesar de haver certa controvérsia a respeito, aceita-se a Inglaterra como origem da raça, que foi desenvolvida inicialmente para a caça com falcão (cetraria), esporte muito popular entre os nobres na Idade Média. Ao Springer cabia a tarefa de, utilizando seu faro extremamente poderoso, localizar a presa e ‘levantar’ a caça (to spring em inglês) e em seguida recolher a ave abatida. Sua versatilidade na caçada (tanto em terra quanto em água) fizeram com que se tornasse um cão extremamente popular na Inglaterra, sendo também utilizado por muitos como cão de companhia. Em uma certa época eles eram chamados de Norfolk Spaniel, e o nome Springer Spaniel tornou-se oficial em 1900. Quando os clubes da raça passaram a julgar os cães pelas suas habilidades em caçar e também pela sua conformação e beleza, dois tipos distintos de cães passaram a ser formados. Poucos são os Springers para caçar e ao mesmo tempo para shows.

Saúde: O Springer Spaniel é suscetível à algumas doenças como: Otite - Ocorre devido à conformação de suas orelhas, devido à presença de tufos de pêlos dentro do ouvido e pelo fato das orelhas estarem caídas, propiciando o acúmulo de cerúmem e umidade. Deve-se limpar o ouvido com produtos próprios e tomar cuidados especiais, como proteger os ouvidos na hora do banho. Displasia coxo-femural - Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. Atrofia progressiva da retina - Perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Atividades: É bastante resistente para exercícios e brincadeiras, o que muitas vezes pode dificultar a sua manutenção em apartamentos.

Pelagem: O revestimento exterior é do comprimento médio, liso ou ondulado, e é fàcilmente diferenciado do revestimento de dentro, que é curto, macio e denso.

Nenhum comentário: