terça-feira, 12 de agosto de 2008

Teckel

Origem: Alemanha

Porte: P

Função: Qualificados para a caça de animais como doninhas, texugos, coelhos, ratos. Famosos como cão de companhia. Também um excelente cão de vigia.

Personalidade: Inteligente e cabeça sempre altiva. Muito brincalhão, excelente companheiro para crianças e brinca mesmo depois de velho. Sempre atento, ao menor sinal de aproximação de estranhos late bastante. Convive de forma tranqüila com outros animais e com outros cães mas não foge de uma briga caso seja provocado.

História: Sua história vem desde monumentos funerários do antigo Egito que não mostram cães muito diferentes do atual teckel alemão mas, isso náo é suficiente para considerar a raça de origem egípcia, por outro lado, no Perú e no México encontram-se estatuetas que representam cães muito parecidos com os Teckels egípcios. Pode-se supor, pois, que o dachshund tenha-se formado ou pelo menos se aperfeiçoado, na Alemanha em tempos muito remotos. por volta de de 1879 e no Brasil chegaram junto com os colonizadores europeus e eram chamados “paqueiros” por serem exímios caçadores de pacas e sua popularidade o transformou em astro de comerciais, estrelando a campanha dos amortecedores COFAP que este voltou ao ar este ano.

Saúde: O Dachshund enfrenta alguns problemas típicos de raças de cães baixos (como o Basset Hound), entre eles tendência à obesidade e problemas de coluna. A obesidade pode ser controlada fornecendo ao cão alimentos em quantidade adequada (procure um veterinário para definir esta medida) e fornecendo uma quantidade satisfatória de exercícios. Quanto aos problemas de coluna, que muitas vezes estão associados à obesidade, deve-se impedir que o Dachshund salte de lugares altos e/ou ande em pisos escorregadios. Entre os mais comuns estão: Luxação da patela (ruptura de 1 ou dos 2 ligamentos cruzados do joelho), por predisposição genética ou por trauma. Osteofitos ou bico de papagaio, causado pelo crescimento exagerado o osso nos espaços entre as vértebras. Hérnia de disco – causada pela compressão da medula da coluna pelo atrito constante entre as vértebras. Outro problema comum é a dermatite que pode ser evitada dando-se banhos somente quando for indispensável.

Atividades: Exercícios diários ajuda a evitar a obesidade comum a raça. São cães sempre ativos que aceitam qualquer tipo de atividade física.

Pelagem: Existem 3 tipos de pelagem em 3 tipos de tamanho: pelo curto, longo e duro, miniatura, anão e standard, quanto as cores também diferem devido à pelagem: pêlo curto: dourado, preto e também o arlequim pêlo longo: nas mesmas côres do pêlo curto pelo duro: todas as cores dos pêlos curto, marcas brancas no peito são admitidas.

Nenhum comentário: