quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Weimaraner

Origem: Alemanha

Porte: G

Função: Usados inicialmente para caçar grandes animais, como ursos, lobos e felinos, nos dias de hoje sua principal função é fazer companhia aos seres humanos. Por sua inteligência e docilidade ganhou muitas outras funções, como cão farejador de drogas e de resgate.

Personalidade: Temperamento amigável e obediente. Possui um excelente faro. É elegante e muito gracioso. Resistente e rústico como convém a um bom caçador.

História: Embora não haja registos sobre a origem desta raça, esta aparece já em algumas pinturas do século XVII. É certo que, no início do século XIX, foi apurado e criado na corte do duque de Weimar na Alemanha, onde era usado como cão de faro.

Saúde: O Weimaraner, como um cão de grande porte, está sujeito à displasia coxo-femural, uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. A Doença auto-imune (relacionada com alguns exemplares em casos de estresse acentuado) também é comum. Osteodistrofia hipertrófica pode ocorrer em cães em torno dos 4 a 8 meses de idade e chega a ser fatal em alguns casos. Os sintomas são febre, letargia e dificuldade de locomoção. Acredita-se que elevados níveis proteicos na alimentação possam estar relacionados ao surgimento desta síndrome.

Atividades: Cão muito ativo, com alto nível de energia. Precisa de um área espacosa

Pelagem: Curta, lisa e brilhante, com cores solidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Weimaraner é tudo de bom!!!!!
Tenho um que é maravilhoso. O cão mais carinhoso eamigo que já tive em todaminha vida. E é ciumentíssimo!
Eu tenho verdadeira paixão por ele.