quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Welsh Corgi Cardigan

Origem: América do Norte

Porte: P

Função: Hoje é famoso sobretudo como boiadeiro, além de ser cão guardião e de companhia.

Personalidade: É um cão divertido e um devotado companheiro. A raça tende a ser reservada com estranhos e outros cães. O Welsh Corgi Cardigan é um belo e poderoso cão, além de ser ágil e resistente.

História: É dificil saber ao certo a origem dessa raça. Supõe-se que eram criados pelos celtas há uns três mil anos e que pertencem ao mesmo antepassado que deu origem aos bassets alemães. Os celtas que o levaram a Inglaterra apreciavam muitos seus dotes de inteligência e vigilância, o admitiam nas casas, e o utilizavam para a caçada. Com o correr dos anos, as características originais da raça modificaram-se e reforçaram-se através de cruzamentos com outros cães britânicos. Somente muito mais tarde, mas de todos os modos há séculos, o cardigan começou a ocupar-se de rebanhos;

Saúde: O Welsh Corgi Cardigan pode apresentar as seguintes doenças: Displasia coxo-femural, que é uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. A Atrofia progressiva da retina representa a perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Atividades: Gosta de brincadeiras e de muita atividade, apesar de seu pequeno porte.

Pelagem: Pelos ligeiramente ásperos na textura,nunca fica armado. - Comprimento médio, densa, jamais dura ou sedosa. Necessita de escovação semanalmente para a retirada de pêlos mortos.

Nenhum comentário: