sexta-feira, 15 de agosto de 2008

West Highland Terrier

Origem: Grã-Bretanha

Porte: P

Função: Atualmente, sua popularidade como um adorável cão de companhia é crescente. Sem esquecer, é claro, da sua característica inicial: é um exímio caçador.

Personalidade: Carinhoso e brincalhão, adora brincar com as crianças. É corajoso, alerta, alegre e auto confiante. Independente, mas afetuoso, são também muito sociáveis com humanos e com outros cães.

História: Originários das regiões altas da Escócia. É muito provável que o West Highland White Terrier, assim como os demais terriers da Escócia (Scotthish, Cairn e Dandie Diarnont), sejam descendentes do mesmo tronco. Nas suas origens, ele era um cão de trabalho. Foi muito utilizado na guarda de rebanhos e no combate de pequenos predadores que atacavam as lavouras. A princípio os criadores estavam preocupados apenas em preservar a coragem deste pequeno terrier. Só no começo do século surgiu o interesse pelo aprimoramento da raça. Até o século XIX os primitivos Westies, Scottishes e Cairn nasciam em uma mesma ninhada. Foi então que um Coronel chamado Malcom de Poltalloch decidiu criar uma raça de caça mais fácil de ser visualizado, e criou selecionadamente apenas os exemplares brancos. Em 1904, o West Highland White Terrier participou de sua primeira exposição, em Edburgo, na Escócia. Porém com a Primeira Guerra Mundial a raça quase se extinguiu. Mas o pequeno cãozinho branco conseguiu resistir a crise. Atualmente a Inglaterra lidera a criação mundial, seguida dos USA e Canadá. Assim o Westie foi ganhando status de raça própria até ser oficialmente reconhecido como tal em 1917 na Inglaterra. No Brasil a raça foi introduzida na década de 70, mas ainda é rara no pais.

Saúde: A raça é sujeita a algumas doenças como Hipotiroidismo, caracterizado pelo mau funcionamento da glândula tireóide, reduzindo a produção de hormônios. Dermatites - Causadas por alérgenos dos mais variados, pois a pele de animais de coloração branca tende a ser mais sensível do que a pele de animais de pelagem escura. Dermatites atópicas por inalantes, dermatites de contato com irritantes, como desinfetantes, picadas de pulgas e carrapatos. A pelagem branca do Westie exige alguns cuidados. O pêlo não costuma dar muitos nós, e a tosa profissional só é necessária a cada 2 meses. A maioria dos criadores diz que uma escovação semanal com talco é suficiente para manter o cachorro livre de mau cheiro e de sujeira.

Atividades: Estes pequenos são bastante ativos e adoram caminhar, mas se você não puder andar com ele todos os dias, o Westie vai dar um jeito de se exercitar, mesmo que seja andando de um lado para o outro dentro de casa.

Pelagem: A pelagem é dupla, dura e reta com aproximadamente 5 cm, mais curtas nos ombros e pescoço e a cor é sempre o branco.

Nenhum comentário: