sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Yorkshire Terrier

Origem: Inglaterra

Porte: P

Função: Muitos o usam como cão de alarme, função na qual é extremamente eficiente. É também companhia por excelência.

Personalidade: Ele é inteligente, obediente, vibrante, carinhoso, divertido e brincalhão. Dócil com os donos, pouco tolerante com outros cães.

História: Originário da Grã-Bretanha, o Yorkshire Terrier, ou yorkie (como o Yorkshire é carinhosamente chamado), vem de uma mistura de diferentes terriers, tradicionais na arte da caça em tocas. A princípio, o yorkie foi chamado de Terrier Escocês e, logo em seguida, de Terrier Escocês Anão de Pêlo Longo. Somente depois de vários anos, por volta de 1870, é que foi adotado o seu nome atual, em homenagem à região de sua origem.

Saúde: Um cuidado especial deve ser tomado pelos donos e futuros donos de Yorks: nunca adquirir exemplares de pais muito pequenos, uma vez que estes são considerados mais “agitados” e excessivamente excitáveis além de serem mais propensos a terem problemas de saúde. Por isso, considere sempre o padrão da raça, que estabelece como peso ideal 3 Kg. Infelizmente, a procura por exemplares pequenos criou termos oficialmente inexistentes, como “micro” ou “zero”, por isso, todo cuidado é pouco na hora de adquirir um filhote. Fechamento tardio da moleira, hérnia, dentição dupla e luxação patelar (deixa o cão manco) são problemas comuns dessa raça. Deve-se evitar o cruzamento de cães com a doença. Fêmeas podem apresentar dificuldades no parto, exigindo acompanhamento constante de um veterinário.

Atividades: Sua atividade espontânea é considerada baixa.

Pelagem: O pelo é lustroso, fino e leve. O pêlo cai perfeitamente reto, repartido por uma linha que se estende da trufa à extremidade da cauda, de maneira igual para cada lado. Cor Azul-escura uniforme do pescoço à ponta da cauda, com tons castanho-amarelado no focinho, base das orelhas, laterais da cabeça, tórax e partes inferiores das patas. O filhote nasce praticamente todo preto e só atingirá a sua cor padrão por volta dos 12 aos 18 meses de idade.

Nenhum comentário: