sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Wolfhound Irlandês

Origem: Iranda

Porte: G

Função: Ótimo companheiro. É ainda muito utilizado na caça ao cervo, ao javalí, ao lobo, e ao coiote, onde esse tipo de caça não é proibido. Ainda utiliza-se esse cão como guarda

Personalidade: É muito inteligente, mais reflexivo que vivaz, e muito hábil. De índole amável e de grande bondade e generosidade. Muito paciente com todos e, em particular, com as crianças. Valente, enérgico, não é de natureza mordedora: limita-se a latir e a observar o intruso até que chegue o dono. Entretanto, se é adestrado para o ataque, pode ser perigosíssimo, porque a sua extraordinária força permite-lhe chegar a matar um homem. Devido ao seu porte, precisa ser adestrado desde pequeno.

História: Acredita-se que as origens desta raça datam de 1863, quando um tal capitão Graham cruzou o deerhound com o alano alemão. Outros consideram, pelo contrário, que as suas origens são muito remotas, já que pareceria certo que na Irlanda existiram antigamente cães lutadores de grande tamanho e estatura, dotados de excepcional força muscular. O naturalista E.C. Ash não crê que a raça tenha uma origem anterior ao século XIV: refere-se a cães irlandeses de grande volume, mas diz que teriam sido simplesmente grandes dinamarqueses, mastins e greyhounds.

Saúde: Raramente adoece, sendo um cão extremamente rústico, não apresenta problemas genéticos específicos. Aconselha-se levar o cão ao um bom veterinário periodicamente para prevenir qualquer tipo de problema e saber todos os cuidados necessários.

Atividades: Precisam de espaço para exercitarem sua musculatura e praticarem suas acirridas corridas desenfreadas. Não é aconselhável tê-lo na cidade. Mas, para estar junto ao dono adapta-se a todos os ambientes, embora a falta de liberdade e espaço possa influir na sua saúde e caráter.

Pelagem: Áspera, mediamente curta e dura no corpo, nos pés e na cabeça. Especialmente encaracolado sobre os olhos.

Nenhum comentário: