segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Afghan Hound

Origem: Afeganistão

Porte: G

Função: Corajoso, pode ser bom guardião e um ótimo cão de companhia.

Personalidade: É um cão honroso e elegante. Temperamento não muito amigável, é um cão gentil com crianças. Convive bem dentro de casa ou com outros cães. Além disso, podem se tornar distantes e particulamente orgulhosos com estranhos.

História: A origem do Afghan Hound, considerada uma das mais belas e exóticas entre todas as raças, é muito antiga e perde-se no tempo. Historiadores baseiam-se em um manuscrito chinês para provar que o Afghan, conhecido como Tazi em seu país de origem, seria o descendente direto dos primeiros canídeos que habitavam as estepes asiáticas 100 mil anos antes da era cristã. O Afghan Hound foi descoberto na parte oeste no Afeganistão e região durante o século IXX. A raça atual foi desenvolvida nas áreas montanhosas do país. A raça apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos em 1926.

Saúde: O Afghanhound, ao atingir uma certa idade pode sofre de catarata. Essa doença é caracterizada pela alteração do cristalino do globo ocular, que se torna opaco, diminuindo a capacidade visual do animal.

Atividades: É um animal atlético que precisa de exercícios. Pode até viver em pequenos espaços, mas que precisa fazer exercícios regulares para se manter saudável e em forma, uma vez que sua estrutura física foi moldada para esta finalidade.

Pelagem: Sua pelagem espetacular é longa e sedosa, com textura fina e cobre todo o corpo e membros, exceto o dorso e a cauda. Um topete do mesmo tipo sai do alto da cabeça e se junta aos longos e abundantes pêlos das orelhas. Todas as cores são permitidas, desde as sólidas até em combinações de duas ou três, mas a presença de marcas brancas, especialmente na cabeça não é desejável.

Nenhum comentário: